Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Posso ou não pode compartilhar os arquivos Studio que criei?

Olá Silhouetteiras!!!

Sejam bem vindas à bordo!

Vamos esclarecer de uma vez por todas o tititi que vem rolando nos blogs e redes sociais sobre compartilhamento de imagens no formato Studio, tem muita gente falando besteira.

Por força do Termos de Uso que todas nós aceitamos quando nos cadastramos na loja on line, as regras são essas:


- É PROIBIDO VENDER arquivos no formato Studio fora da loja on line da Silhouette America, mesmo que você os tenha criado.


- É PROBIDO COMPARTILHAR, VENDER, REPLICAR arquivos comprados na loja on line.

- É PROIBIDO FAZER USO COMERCIAL dos arquivos compradas na loja on line, a não ser que você tenha comprado a Licença para Uso Comercial.

- É PERMITIDO compartilhar GRATUITAMENTE os designs 100% criados por você (e não originados de um design comprado na loja).

Conclusão: se você sabe desenhar e quer compartilhar suas criações com suas amigas ou com os seguidores do seu blog, não tem problema disponibilizar DE GRAÇA esses arquivos no formato Studio.

Por outro lado, se sua intenção é VENDER, sua opção é salvar esses arquivos no formato SVG, que pode ser aberto pela versão Designer Edition do Studio (ou, com um pouquinho mais de trabalho, por qualquer Silhouette Studio) e também por outros programas de corte, como o MTC e o SCAL.

Espero que tenha ajudado vocês a compreender melhor as regras do jogo.

Um beijo e um queijo

Karin

Checagem de instrumentos!!!

Olá Silhouetteiras, sejam bem vindas à bordo!

Hoje teremos mais uma dica da coleção "garimpada" pelo mundo: Silhouette Mundo Afora

O texto original foi retirado do fórum americano Silhouette Plus, mas por descuido perdi a página e não consegui encontrar de novo para colocar o link aqui. Continuarei procurando e prometo voltar para informar direitinho!

Lembro sempre que é uma tradução livre do texto original e que faço adaptações para a nossa realidade, além de acrescentar informações que considero relevantes.

Vamos ao que interessa.

Assim como os pilotos dos aviões, que conferem todos os itens de um check list antes de decolar para ver se todos os aspectos/equipamentos importantes estão de acordo com o desejado, também na hora de usar a Silhouette há uma lista de fatores que devemos conferir para que a Silhouette possa trabalhar perfeitamente.
Você pode até imprimir essa lista e deixá-la bem à mão, pertinho da sua maquininha mágica, até que essa checagem se torne parte da sua rotina.
Vamos lá:

1. Assegure-se de que a Cameo está em uma superfície plana e de que há espaço livre sufuciente à frente e atrás da máquina para o deslocamento da base de corte.

2. Quando for colocar a base de corte na máquina, confira se no visor da máquina a opção selecionada é LOAD CUTTING MAT, não LOAD MEDIA.
Na teoria, usa-se o Load Media para trabalhar com materiais que não exigem o uso da base de corte, como papel adesivo, vinil, etc.
Particularmente, eu deixo minha máquina sempre na definição LOAD CUTTING MAT, para não ter perigo de esquecer de voltar à configuração normal e estragar minha base de corte.

3. Alinhe a margem esquerda da base de corte com o tracinho em relevo que fica mais à esquerda da plataforma da máquina (ele é também menor do que os demais).

4. Assegure-se de que as margens direita e esquerda da base de corte estão sob os roletes brancos da máquina.

5. Assegure-se de que a chavinha azul que fica do lado direito da máquina está na posição travada, apontando para cima.

6. Assegure-se de que as linhas de corte que você deseja cortar estão ativadas. Você pode verificar isso usando a ferramenta Estilo de Corte, que é representada por um ícone de tesourinha, na parte superior esquerda da barra de ferramentas do software. As linhas de corte ativas estarão em vermelho forte. As inativas, em cinza ou vermelho claro.
Na grande maioria das circunstâncias, a espessura da linha deverá estar definida em zero (ajustes de espessura da linha podem ser feitas na janela de Estilo de Linha)

7. Selecione as opções corretas de media na janela Configurações de Corte. Habitue-se a fazer o corte de teste para assegurar-se de que as configurações escolhidas são as melhores para o material que você quer cortar. Faça ajustes se necessário.

8. Assegure-se de que a exposição da lâmina foi manualmente ajustada para o número correto. A regulagem mostrada no software serve apenas como orientação para você, ela não realiza a mudança da lâmina, você deve fazer isso manualmente.

9. Assegure-se de que a lamina está inserida no suporte até o final. A pontinha branca deve ficar para baixo e a parte estreita virada para frente. A trava deve estar na posição fechada, virada para a direita.

10. Assegure-se de que a base de corte está corretamente carregada na máquina antes de clicar no comendo CORTAR. 
A Silhouette NÃO tem um sensor para detectar a presença da base ou outra mídia.

Se inadvertidamente você clicar em CORTAR sem que haja base ou outra mídia na máquina, ou se a lâmina estiver excessivamente exposta, você vai estragar a fita de teflon e terá que trocá-la.

Escrevi sobre a melhor regulagem da exposição da lâmina aqui e sobre a troca da fita de teflon aqui.

Obrigada pela companhia nesse voo, nos vemos em breve.
Um beijo e um queijo

Karin





sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mais uma novidade!!!!

Olá Silhouetteiras!
Estou aqui para contar para vocês sobre mais um produto novo lançado pela Silhouette America: o flocado.
Funciona assim: você corta na folha adesiva dupla face (lançada no ano passado junto com o kit de glitter,  mas ambos ainda estão indisponíveis no Brasil) , cola o recorte onde desejar, remove a camada protetora da parte de cima do recorte, expondo o segundo lado adesivo.
Aí você derrama esse pozinho em cima e ele vai aderir no adesivo.
Para dar acabamento, basta remover o excesso que não aderiu e pronto!
Temos um adesivo aveludado personalizado no tamanho e cor que quisermos!!!
Ainda não sei dizer para vocês quais as cores de flocado estarão disponíveis, mas posso adiantar que nas lojas de artesanato em geral encontramos muitas cores.
Nas lojas de scrap encontramos flocados de outras marcas, como da Martha Stewart.




Nas lojas de scrap encontramos flocados de outras marcas, como da Martha Stewart.





Eu tenho aqui a folha adesiva dupla face e o glitter, vou fazer um projetinho para mostrar para vocês.


Nos vemos no próximo voo.
Um beijo e um queijo

Karin


Como converter arquivos .svg em .studio sem ter o Studio Designer Edition

Olá Silhouetteiras! 
Sejam bem vindas à bordo para mais uma viagem pelo infinito mundo da Silhouette.

Esse é mais um capítulo da série Silhouette Mundo Afora. 
Este post foi inspirado pelo vídeo da Debbie, originalmente publicado em 23/08/2011 e disponível no YouTube através desse link.

O formato .svg é usado em inúmeros sites e blogs para distribuir/vender arquivos de corte.
Segundo a política da Silhouette America, arquivos no formato .studio NÃO PODEM SER VENDIDOS, a não ser na loja on line da Silhouette, assim sendo, qualquer pessoa que quiser criar arquivos de corte para uso na Silhouette com a finalidade de vender esses arquivos, deve colocá-los à venda no formato .svg, para não ter problemas.

Uma das principais diferenças entre a versão gratuita do software da Silhouette (Silhouette Studio) e a versão paga (Silhouette Studio Designer Edition) é que na versão paga é possível abrir arquivos no formato .svg sem precisar fazer conversões.

Isso não quer dizer que quem usa a versão gratuita do software não pode usar arquivos nesse formato. Pode sim, só dá um pouquinho mais de trabalho, mas não é difícil.

Vamos ao passo a passo:

Primeiro você vai localizar o arquivo que deseja.
Esse simpático alce é um arquivo gratuito no site SVG Cuts. 
Você encontra o link para ele aqui.



Depois de clicar em Download e aguardar que o arquivo seja baixado, precisamos abrir a pasta onde ele foi salvo.
Arquivos .svg geralmente são enviados compactados, em pastas ZIP, para diminuir o tamanho dos arquivos e facilitar a transmissão.
Para descompactar o arquivo é preciso ter instalado no computador um programa de descompactação. Eu uso o WinZip.



Tendo esse programa instalado, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do arquivo zipado e depois em Extract Here. Após alguns instantes aparecerão ícones com os nomes de cada uma das camadas de corte do desenho que você escolheu.


O próximo passo é dar um duplo clique no primeiro ícone, para abri-lo no navegador.
Clique com o botão direito e então em Salvar Imagem Como.
Escolha a pasta do computador onde quer salvar a imagem e salve.


Abra o Silhouette Studio, clique no ícone de abrir pasta ou vá em Arquivo > Abrir.
Na janela de procura do arquivo, selecione a opção All Files na cortina de tipo de arquivos.


Uma vez aberto na tela, vamos clicar na ferramenta de Rastreamento e demarcar a área de rastreamento em torno da figura



Ajustando os filtros (nesse caso, desmarquei o Filtro de Alta Frequência), vamos preencher a figura toda de amarelo e então clicar em Rastrear Borda.




Quando afastamos a imagem, vemos que alinha de corte foi criada. 


É importante sempre verificar na ferramenta Estilo de Corte (ícone da tesourinha deitada, que fica na parte superior direita da barra de ferramentas) se a linha de corte está realmente ativada. Ela deve estar vermelho forte



Agora é só repetir a operação com as demais partes do desenho.
Depois que você tiver o conjunto completo, agrupe-os e salve na Biblioteca para usos futuros. Arquivo > Salvar na Biblioteca
Quando você quiser usar esse design novamente deverá procurar na Biblioteca, na pasta Meus Projetos




Se você usa o programa Silhouette Studio Designer Edition, depois de descompactar o arquivo na pasta de sua escolha, você vai abrir o desenho dentro do Silhouette Studio, vai acessar a ferramenta da tesourinha (Estilo de Corte) e, se as linhas de corte não estiverem ativas (desenhadas em vermelho forte), basta selecioná-las e clicar em Cortar Borda para ativar as linhas de corte.


Espero que vocês tenham gostado da dica.
Nos vemos no próximo voo.
Um beijo e um queijo

Karin

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Para Silhouetteira perua que se preze, brilho pouco é bobagem!

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas à bordo!
Os novos produtos divulgados hoje pela Silhouette America vão agradar às Silhouetteiras que, como eu, adoram brilho: foram adicionadas à coleção dos Rhinestones (strass) as cores Acqua e Champagne.


Aí vão as fotos das novas cores:



Também foi lançado um novo aplicador, para uso em pedrinhas individuais e locais onde o ferro de passar roupas não alcança:



Nos vemos amanhã ou a qualquer momento, em edição extraordinária!
Um beijo e um queijo, 

Karin


Cortando Tecido - sem usar termocolante!

Olá Silhouetteiras!

Sejam bem vindas à bordo para uma sequência muito especial de posts.
Durante as férias estive pesquisando e estudando muito para trazer novidades para vocês.
Não vou ficar posando de inventora da roda e dizendo que tudo que existe sobre a Silhouette ou sobre o Studio é invenção minha. 

Tem muita gente boa no mundo, gente cheia de conhecimento e imaginação que, a cada minuto, inventa novidades usando a nossa maquininha mágica. 
Durante as minhas pesquisas encontrei muitos sites e blogs legais, com idéias fantásticas que sei que vocês vão adorar.

Sei também que a maioria das tripulantes daqui do blog não fala inglês, por isso resolvi refazer esses posts, escrever o texto em português, não apenas traduzir. 
Vou fazer adaptações para as nossas necessidades e a nossa realidade e publicar aqui.
Sempre, sempre, sempre dando à César o que é de César e informando o crédito do post original (ao contrário de certas figuras, que reescrevem um post e juram que são "domadoras" do Studio... Ai, que preguiça!!).

Para inaugurar a série, escolhi essa dica simples mas muito, muito legal para cortar tecido sem usar o termocolante.

Após colar o tecido sobre a base de corte com o lado estampado para baixo, basta colar sobre ele um plástico adesivo, como Contact.
O contact deve ser ligeiramente maior do que o tecido.




Escolhi um desenho relativamente intricado, dimensionei e ajustei as configurações de corte para Tecido de Algodão com Interfaceamento.
A sugestão do software é ajuste de lamina no numero 3, mas como considerei que o Contact é mais grosso do que a Mídia para Corte de Tecido, coloquei a lâmina no numero 4 e marquei no software a opção Corte Duplo.
Como o desenho tem muitas quinas (lugares onde a lamina muda de direção rapidamente), eu diminuí a velocidade de corte para 2.




E...voilá!!!! Deu certo!!!!
O corte ficou perfeito!!




Agora esse recorte pode ser usado no projeto que você escolher.
Não se esqueça de manuseá-lo com cuidado, porque como está sem termocolante no verso, pode desfiar nas beiradas ( o que pode ser uma vantagem, se você quiser um visual mais "desgastado" no seu projeto).




Espero que vocês tenham gostado.

Um beijo e um queijo, até a próxima!!

Karin



Por último mas não menos importante: o post original pode ser visto no blog Finding Time To Create
http://findingtimetocreate.blogspot.com.br/2012/04/fabric-flowers.html

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mais um produto Silhouette - Chipboard!!

Olá Silhouetteiras!!!

A novidade de hoje sobre os lançamentos de novos materiais é o chipboard!!
A embalagem terá 25 folhas de chipboard no formato 30x30cm.

De jeito nenhum recomendo que você tentem cortar qualquer chipboard na sua Silhouette.
Vamos esperar para analisar qual a consistência desse novo produto antes de nos arriscar!!




Vejam alguns dos projetos feitos com esse novo material:





Vamos esperar pelas próximas novidades!!
Um beijo e um queijo

Karin

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Descobri mais um!!!

Olá Silhouetteiras!

Descobri mais um dos novos produtos lançados pela Silhouette America na CHA!!
Um kit com 24 sketch pens!!
Um verdadeiro arco-íris para colorir nossa imaginação!!
Ainda não consegui fotos, mas prometo para breve.
Por hora, deixo vocês com a foto do kit que já existe, o de 8 canetas sortidas.
Se esse kit já e o máximo, imaginem um que é 3 vezes maior?






Continuo no "garimpo" para trazer mais novidades assim que elas forem divulgadas.

Conforme prometido, aí está a imagem do novo kit de canetas da Silhouette.
Serei a primeira a encomendar assim que estiverem disponíveis para venda!!




Um beijo e um queijo

Karin

Gravação em relevo - Ponteira Chromas Creations

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas à bordo para mais um post, onde vou contar para vocês minhas experiências com acessórios da Silhouette.
Desta vez vamos falar da ponteira para gravação vendida pela Chomas Creations.
Não se pode falar literalmente em relevo, porque a ponteira é bastante afiada e faz um trabalho parecido com aquelas maquininhas que colocam nome em canetas e alianças, só que em papel e outros materiais fininhos.
O kit é composto por uma ponteira bastante pesada e um "tapetinho" de borracha.


Esse tapetinho deve ser aderido à uma base de corte comum da Silhouette. Acredito que o ideal seja que você separe uma base exclusiva para esse uso.


Meu primeiro teste foi com um papel vegetal fininho, gramatura 90g, desses que vêm nos blocos de material escolar.

Achei melhor usar uns pedacinhos de fita adesiva para manter o papel vegetal no lugar durante o corte



Conforme está escrito nas instruções que acompanham o produto, selecionei a Espessura máxima no software.

Como vocês podem ver, o conjunto de ponteira pesada e afiada, mais pressão máxima da máquina foi demais para o pobre vegetal... rsrsr


Tentei então com um vegetal bem espesso, gramatura 220g e o resultado foi bem diferente:


Como vocês podem ver, a ponteira "risca" o papel. 


Para completar o teste, fiz o mesmo desenho em acetato e em transparência, vem o resultado, respectivamente.

ACETATO


TRANSPARÊNCIA

Vocês podem ver que na transparência, como o material é bem mais fininho, conseguimos um efeito de relevo.
Em tempo: essa unha "espalhafatosa" foi meu esmalte de reveillon... normalmente sou mais basiquinha...rsrsr

O único material citado por eles que eu não testei foi a folha metálica, porque não tenho esse material... lá fora é bem comum de ser encontrado nas lojas de artesanato, parece aquela película que vem lacrando latas de achocolatado.

Se eu encontrar esse material para comprar por aqui, faço o teste e venho contar para vocês.

Acredito que essa ferramenta pode criar um efeito bem interessante em vários projetos, por isso a minha conclusão a respeito da ponteira de gravação é de que, se você vai viajar, ela vale perfeitamente os 10 dólares que custa!!

Obrigada pela companhia, nos vemos no próximo voo.
Um beijo e um queijo.

Karin




Super, mega, ultra, hiper sorteio... quem quer?



Todo mundo gosta de presente, né?

Por isso vamos começar o ano sacudindo essa página e preparando o terreno para as novidades que estão por vir!

Papéis, carimbeiras Stazon, mini álbum em chipboard, cola Tombow, adesivos, alfabetos, furadores, mídias imprimíveis Silhouette dourada, prateada e magnética, mídia Silhouette de corte de tecido, vinil Silhouette, folha Silhoutte adesiva dupla face, fitas e botões importados, ferramenta Sew Easy com 4 ponteiras, glitter, kits de carimbo, rub-on e muito, muito mais!!
Esse montão de material SERÁ DIVIDIDO EM 4 KITS que serão sorteados no dia 1 de fevereiro, junto com um presente surpresa...

Prestem atenção: os kits são diferentes, nem todos os materiais estarão em todos os kits, mas prometo que os 4 estarão bem recheados!!!

Para participar são 3 passos bem simples:
- curtir a página da A Silhouetteira Voadora
- compartilhar a imagem da promoção
- entrar na fan page da Silhouetteira, clicar na aba PROMOÇÕES e depois em Quero Participar.

Desejo boa sorte para todo mundo!!

Um beijo e um queijo

Karin