Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas à bordo para mais uma viagem pelo infinito mundo da Silhouette.
Esse é mais um capítulo da série Silhouette Mundo Afora.
Este post foi inspirado pelo vídeo da Debbie, originalmente publicado em 23/08/2011 e disponível no YouTube através desse link.
Este post foi inspirado pelo vídeo da Debbie, originalmente publicado em 23/08/2011 e disponível no YouTube através desse link.
O formato .svg é usado em inúmeros sites e blogs para distribuir/vender arquivos de corte.
Segundo a política da Silhouette America, arquivos no formato .studio NÃO PODEM SER VENDIDOS, a não ser na loja on line da Silhouette, assim sendo, qualquer pessoa que quiser criar arquivos de corte para uso na Silhouette com a finalidade de vender esses arquivos, deve colocá-los à venda no formato .svg, para não ter problemas.
Segundo a política da Silhouette America, arquivos no formato .studio NÃO PODEM SER VENDIDOS, a não ser na loja on line da Silhouette, assim sendo, qualquer pessoa que quiser criar arquivos de corte para uso na Silhouette com a finalidade de vender esses arquivos, deve colocá-los à venda no formato .svg, para não ter problemas.
Uma das principais diferenças entre a versão gratuita do software da Silhouette (Silhouette Studio) e a versão paga (Silhouette Studio Designer Edition) é que na versão paga é possível abrir arquivos no formato .svg sem precisar fazer conversões.
Isso não quer dizer que quem usa a versão gratuita do software não pode usar arquivos nesse formato. Pode sim, só dá um pouquinho mais de trabalho, mas não é difícil.
Vamos ao passo a passo:
Primeiro você vai localizar o arquivo que deseja.
Esse simpático alce é um arquivo gratuito no site SVG Cuts.
Você encontra o link para ele aqui.
Depois de clicar em Download e aguardar que o arquivo seja baixado, precisamos abrir a pasta onde ele foi salvo.
Arquivos .svg geralmente são enviados compactados, em pastas ZIP, para diminuir o tamanho dos arquivos e facilitar a transmissão.
Para descompactar o arquivo é preciso ter instalado no computador um programa de descompactação. Eu uso o WinZip.
Tendo esse programa instalado, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do arquivo zipado e depois em Extract Here. Após alguns instantes aparecerão ícones com os nomes de cada uma das camadas de corte do desenho que você escolheu.
O próximo passo é dar um duplo clique no primeiro ícone, para abri-lo no navegador.
Clique com o botão direito e então em Salvar Imagem Como.
Escolha a pasta do computador onde quer salvar a imagem e salve.
Abra o Silhouette Studio, clique no ícone de abrir pasta ou vá em Arquivo > Abrir.
Na janela de procura do arquivo, selecione a opção All Files na cortina de tipo de arquivos.
Uma vez aberto na tela, vamos clicar na ferramenta de Rastreamento e demarcar a área de rastreamento em torno da figura
Ajustando os filtros (nesse caso, desmarquei o Filtro de Alta Frequência), vamos preencher a figura toda de amarelo e então clicar em Rastrear Borda.
Quando afastamos a imagem, vemos que alinha de corte foi criada.
É importante sempre verificar na ferramenta Estilo de Corte (ícone da tesourinha deitada, que fica na parte superior direita da barra de ferramentas) se a linha de corte está realmente ativada. Ela deve estar vermelho forte
Agora é só repetir a operação com as demais partes do desenho.
Depois que você tiver o conjunto completo, agrupe-os e salve na Biblioteca para usos futuros. Arquivo > Salvar na Biblioteca
Quando você quiser usar esse design novamente deverá procurar na Biblioteca, na pasta Meus Projetos
Quando você quiser usar esse design novamente deverá procurar na Biblioteca, na pasta Meus Projetos
Se você usa o programa Silhouette Studio Designer Edition, depois de descompactar o arquivo na pasta de sua escolha, você vai abrir o desenho dentro do Silhouette Studio, vai acessar a ferramenta da tesourinha (Estilo de Corte) e, se as linhas de corte não estiverem ativas (desenhadas em vermelho forte), basta selecioná-las e clicar em Cortar Borda para ativar as linhas de corte.
Espero que vocês tenham gostado da dica.
Nos vemos no próximo voo.
Um beijo e um queijo
Karin
Eu adoreiiiii a dica Karin, porém só tenho mais uma ... para termos o Studio Studio podemos comprar somente na silhouete americana? Só com cartão de crédito ou na Sil do Brasil já há disponibilidade?
ResponderExcluirÉ muito diferente um programa do outro?
Obrigada,
Bom fim de semana,
Beijos
Adorei a dica, quero fazer minha contribuição; arquivos svg, tb podem ser abertos no corel, salvar como .dxf. a partir dai, o programa ja aceita.aí é so salvar na sua biblioteca.
ResponderExcluirbjssss Karin, obrigada pelas dicas de sempre!!!!!
Não sabia este caminho, obrigada! Eu uso o inkskape, q é gratuito, e salvo como .dxf
ResponderExcluirE o contrario Karin, dá pra fazer? Ou seja, de studio para qq outra extensão?
ResponderExcluirAbraços, Pat
Karin,
ResponderExcluirEstava seguindo o passo a passo, mas quando chega para abrir na silhouette a figura aparece uma mensagem que o arquivo não é suportado e não consigo ir adiante, mesmo estando com a versão mais atualizada do software, pode me ajudar?
Grata,
Ilse
Que tipo de arquivo você está abrindo?
ExcluirComigo acontece a mesma coisa da Ilse. Por que será?
ExcluirAssisti o vídeo americano e entendi o que faltava para para abrir na silhouette. Quando clicar em salvar como e abrir a tela pra salvar tem que salvar em png. caso contrario não abre, pelo menos quem não tiver o estudio designer.
ExcluirObrigada pela dica! Essa também era minha divida, o meu programa é o antigo ainda
ResponderExcluirInteressante esse passo a passo mas eu ainda acho mais fácil usar o Inkscape.
ResponderExcluirOLá Karin. Segui passo a passo, mas nem todos os ficheiros ficam preenchidos de amarelho, mas sim com uma linha fina amarela. E, quando seleciono a "filtro alta frequencia" essa linha fina amarela desaparece e a imagem não é rastreada. Porque isso acontece??
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFiz com o PNG deu certo tbm. Obrigado pelo post, foi de grande valia!
ResponderExcluirAdorei a sua dica, mas como aconteceu com a colega acima também aparece a msg que o arquivo não é suportado.... Mas como eu não desisto fácil, li que teria de salvar em PNG, então abri o COREL e exportei como PNG. Deu super certo!!!!
ResponderExcluirOlá Karin. Eu não consigo é fazer o print cut, o desenho não imprime na minha impressora. So imprime as marcas de registro aa figura não imprime. Voce pode me ajudar?
ResponderExcluirA minha impressoara imprime em qualquer figura de outros programa, menos as figuras silhouette.
Boa tarde! Será que pode me ajudar?qdo salvo o arquivo do illustrator em formato svg ele salva em formato de web, não abre no silhouette Studio, diz que o formato de arquivo está errado... Sabe como altero isso?
ResponderExcluir