Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Lamina de Corte - como ter o melhor corte e evitar quebra/desgaste precoce

Olá Silhouetteiras!
 
Sejam bem vindas à bordo para o nosso primeiro voo do ano!!
Para abrir 2013 com o pé direito, escolhi um tema super, super, super solicitado: durabilidade da lâmina de corte.
 
Todos os dias, (sim, todos os dias), eu respondo e-mails, SMS, mensagens no Face e por telefone falando sobre as lâminas de corte da Silhouette.
Silhouetteiras desesperadas porque não estão conseguindo cortes com a qualidade que precisam ( e que nós merecemos!!).
Sim, eu sei que existem alguns problemas que são reais e por isso sempre encaminho as pessoas para o contato com a Assistência Técnica da Silhouette Brasil (caso as laminas tenham sido compradas com eles), para que sejam avaliadas e, se for o caso de defeito de fabricação, trocadas.
O que eu tenho de feedback deles é que mais de 80% das lâminas recebidas para avaliação são diagnosticadas como danificadas pelo mau uso.
 
Uma parte importante dos meus cursos é dedicada aos ajustes de Configuração de Corte, para ensinar minhas alunas como fazer o ajuste da lamina passo a passo, evitando a super exposição da lamina e um possível dano.
 
No fim do ano passado enviei um e-mail para o suporte da Silhouette America, fabricante da máquina, solicitando informações sobre esse ajuste de configuração de corte. Eu queria saber se havia mais alguma coisa que eu poderia ensinar para ajudar minha tripulação.
A resposta deles não acrescentou nenhuma informação ao que eu já sabia, mas me inspirou a escrever mais detalhadamente sobre isso.
O texto abaixo é uma tradução livre do e-mail que recebi da Silhouette America, acrescido de algumas informações que considerei relevantes.
 
Para melhorar e otimizar o uso de sua lamina, é recomendado usar o “Corte de Teste” disponível na seção Configurações de Corte do programa Silhouette Studio
Nessa seção você pode ajustar o tipo de mídia e usar o recurso de Corte de Teste.
As setas permitem que você mova o corte sobre o material e experimente as configurações para cortar um quadrado com um pequeno triângulo dentro.
Avaliando este corte será possível saber se as configurações escolhidas estão corretas para o tipo de material que será cortado.



Para alterar as configurações podemos selecionar um diferente tipo de mídia ou ajustam manualmente a configuração de Espessura.

Em relação à lâmina e às configurações corretas, há duas coisas a se levar em consideração:

a) quantidade de exposição da lâmina, definida na regulagem manual da catraca. Cada numero incrementa a exposição da lâmina em 0,1mm.
Por exemplo: a lâmina no nível 1=0,1mm, no nível 2 tem 0,2mm.
Os papéis de scrapbooking mais usados tem, em geral, espessura de 0,3mm e gramatura de 180g.
Se colocarmos a lâmina em uma posição superior a 0,3mm (por exemplo, posição 6 = 0,6mm), significa que a lamina está excessivamente exposta e que está além da profundidade real do material.
Ao contrário do que se pensa, isso não propicia maior qualidade de corte.
Expor excessivamente a lamina resulta em corte irregular e pode até quebrar a ponta da lamina.
Um dano adicional é o desgaste precoce da base de corte também.


b) A configuração de Espessura é definida no software e controla o quanto de pressão a lamina vai colocar sobre o material a ser cortado.
Essa quantidade de pressão vai variar de acordo com a densidade do material.
Dois papéis com a mesma gramatura podem ter densidades diferentes.
Caso você ache que o material em questão é mais espesso do que o material padrão sugerido no software, é recomendado que você aumente o nível da lamina mas não altere a configuração de Espessura no software, evitando conjugar aumento de exposição com aumento de pressão em uma só etapa, para não sujeitar sua lamina ao risco de quebra.
Se após um novo corte de teste o material ainda não tiver sido cortado perfeitamente, você pode então aumentar a Espessura.



A chave para cortes de sucesso é encontrar o menos nível (configuração de lâmina e definição de espessura) onde a Silhouette é capaz de cortar o material com sucesso.

Em cortes muito detalhados e delicados, recomendo diminuir a velocidade do corte. Com certeza faz muita diferença.
Um outro fator importante para obter cortes mais limpos e precisos é usar uma base de corte que não esteja excessivamente desgastada. Uma base de corte nova faz milagres por um corte.
 
Desejo saúde, muito sucesso e inspiração para todas nós em 2013.
 
Nos vemos no próximo voo.
 
Um beijo e um queijo
 
Fui

56 comentários:

  1. òtimo post como sempre Karin!!! nos ajudando sempre!!! Um feliz 2013!!! Beijos mil

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , eu estou com serios problemas com a minha. MInha máquina tem menos de um mês , cortei cartolina legal , depois usei papel cartão que é bem grosso, tentei usar novamente cartolina e não tá cortando direito, a faca não tá quebrada e nem parece estar cega, não sei o que está acontecendo.... :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula vc conseguiu resolver esse problema? a minha tbm tá assim

      Excluir
    2. Ana e Bruna, a eficiência do corte vai depender da configuração de corte feita corretamente. Se a lâmina não está quebrada e a configuração estiver correta, o corte deve ser feito com qualidade.

      Excluir
    3. A minha tem 1 mês de cortada e fiz vários recortes em vinil adesivo , depois disso ela não esta mais cortando bem papel , seja que qualquer gramatura , fiz um teste comprei outra lamina , e corta perfeito , a outra deixo so para cortar vinil que ainda esta perfeita , mais cega rapidinho essas laminas (pelo meno a minha cegou rapidinho)

      Excluir
    4. Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa... Cartolina, papel cartão e agora não corta direito.

      Excluir
    5. Roberto e Flávia, minhas laminas duram mais de 4 meses. A maior causa de desgaste precoce da lamina é a configuração de corte feita incorretamente.

      Excluir
  3. Ótimo post Karin!
    Vai poder esclarecer a todas que estão iniciando, a maneira correta de usar a máquina!
    Acho este corte teste muito importante e vai ajudar a ver se está de acordo com a configuração do papel"
    Obrigada pelas dicas ótimas, sempre!

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas dicas e tenho certeza que vão ajudar todas nós que sempre ficamos "maluquinhas" quando nossas lâminas começam à dar problemas, normalmente quando mais precisamos delas.
    Obrigada, Yone

    ResponderExcluir
  5. Muito bom !!!
    Dicas ótimas !!!
    Caprichado como sempre !!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Como acabei de adiquirir minha CAMEO logo que descobri seu blog, li ele inteirinho...rs Adorei tudo e estou aprendendo mto. parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Karin....como sempre arrasando..adorei o texto!!!! Bjo!!!

    ResponderExcluir
  8. Karin,
    tudo bem?
    Adorei o post, obrigada por nos esclarecer ....
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Parabens Karin pelos posts esclarecedores e muito uteis. Esperamos uma escala da silhouetteira voadora em Passo Fundo RS...

    ResponderExcluir
  10. Parabens Karin pelos posts esclarecedores e muito uteis. Esperamos uma escala da silhouetteira voadora em Passo Fundo RS...

    ResponderExcluir
  11. Parabens Karin pelos posts esclarecedores e muito uteis. Esperamos uma escala da silhouetteira voadora em Passo Fundo RS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lançamos os cursos on line, você viu?
      Informações e inscrições aqui no blog

      Abraço,

      Karin

      Excluir
  12. Karin, ainda não estreei a minha, mas com estas dicas farei de maneira mais correta!!! Ainda preciso de cursos, cursos, cursos... tem algum cd de aulas por aí ou sua agenda de cursos??? Bj

    ResponderExcluir
  13. Kariiin, não sei se é um problema...porém a minha CAMEO não faz cortes perfeitos, tá bom, faz alguns cortes perfeitos, porém quase sempre ela não corta direito...vou explicar, se ponho para cortar dois círculos, ela corta um direito e o outro ela corta errado (não completa o círculo direito) achei que era lâmina, troquei e continua com o mesmo problema! Vejo sempre aqui seus cortes perfeitos, nos blogs cortes perfeitos, das amigas perfeitos, os meus eu sempre tenho que finalizar com a tesoura! Se puder me ajudar eu agradeço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele tenho mesmo problema, vamos ver se alguém nos ajuda.

      Excluir
    2. Carmen, algumas fontes realmente não se prestam para corte.
      É preciso avaliar de a fonte que você escolheu é adequada para corte ou se deve ser usada somente em projetos de impressão e recorte e com o uso das canetas de desenho.
      Quais as fontes que você tentou cortar?
      Abraço,

      Karin

      Excluir
    3. Gisele, te aconselho a entrar em contato com a assistência técnica para que te orientem a respeito do que fazer.
      Beijo

      Excluir
  14. Olá Karin, realmente precisava deste post pois sou Silhouetteira Aprendiz e a minha dificuldade maior é esta, escolher a lâmina certa.
    Obrigadaaaa
    ;)Alyne

    ResponderExcluir
  15. Karin, me ajude. Porque algumas letras rasgam e não cortam. A base é nova. A máquina é nova, e isso acontece com várias fontes e em tamanhos diferentes, mas não com todas as letras.bj

    ResponderExcluir
  16. olá, boa tarde !
    tenho uma duvida: A silhouette está cortando determinado papel no nível 3.
    a cada corte, a lâmina sofre pequenos desgastes, normal...mas vai chegar uma hora, que esse mesmo papel que ela já cortou no nível 3, não será mais suficiente e terei que aumentar de nível para que consiga cortar. Isso realmente acontece...então para esse caso é melhor aumentar o nivel apenas na lâmina e não no controlador de espessuras do software? obrigado

    ResponderExcluir
  17. Olá a todas.
    Meu nome é Júlio e encontrei esse blog. Acabo de adquirir uma CAMEO SD. De cara já estou apaixonado por ela.
    Minha intenção é corte de filmes e/ou material voltado para sublimação.
    Estava vendo esse post e de cara esse foi um dos meus problemas, qual profundidade de lâmina utilizar.
    Vai então uma dica. Dada minha formação, conheço bem de equipamentos de medição em geral. Existe um aparelho chamado MICRÔMETRO. O mesmo se destina a medir espessuras com precisão em micras. Cada Micron equivale a dividir 1 milímetro por 1000 ou seja 0,001 milímetro.
    Sendo assim consigo medir com exatidão a espessura do material a ser cortado e ajustar com ótimo aproveitamento a lâmina.
    No mercado encontra-se micrômetros com preço acessível. Espero poder ter ajudado em algo.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua colaboração, Julio!!!
      Abraço

      Excluir
    2. Bom dia Julio,

      Gostaria de saber se ela corta bem vinil e se esses rolos de vinil da silhouette e de boa qualidade para exposição ao sol e chuva, pois gostaria de iniciar fazendo plotagem de veiculos e outros. E quanto ao Micrômetro tive olhando num site e fiquei sem saber qual usar diante tantas opções, ex: de tantos a tantos milimetros. Vc tem alguma dica?

      Excluir
  18. Olá Karin, como vai?
    Será que vc poderia me dizer quais as configurações para corte de papel vegetal 70g/m? Tentei diversas e sempre enrosca e rasga.
    Obrigada
    Juliana

    ResponderExcluir
  19. Roberta, estou com o mesmo problema..só que eu corto papel fotografico 180g e papel adesivo 130g...comprei uma lamina novinha na sexta feira ela já parou de cortar...fora somente 20 folhas cortadas...e agora mais nada....o que fazer...vc resolveu seu problema???Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá Karin, tudo bem?
    A minha Cameo quando vai cortar não encosta no papel, como se a lâmina não furasse o papel, fica um espaço, quando a gramatura é pequena ele corta, mas quando é maior só risca. Papeis que eu cortava no número 2, já usei até o número 6 e nada, saber o que pode ser?

    ResponderExcluir
  21. Olá Karin, tudo bem?
    A minha Cameo quando vai cortar não encosta no papel, como se a lâmina não furasse o papel, fica um espaço, quando a gramatura é pequena ele corta, mas quando é maior só risca. Papeis que eu cortava no número 2, já usei até o número 6 e nada, saber o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, entre em contato com o suporte tecnico e solicite orientações.

      Excluir
  22. olá!
    não estou tendo sucesso em cortar papel adesivo impressos em minha impressora laser
    ou corta demais ou não corta. qual seria uma boa configuração.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de dica para corte em papel fotográfico dupla face, pois quando preciso imprimir frente e verso o papel gruda na base e estraga o trabalho. a cola fica toda no papel, o que fazer? please!!! E minha base de corte o upload dela começou de repente sair do lado contrario ao inves de sair para frente ela vai lá pro fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sei que postou a algum tempo isso mas estou com mesmo problema que falou você sabe como posso resolver?

      Excluir
  24. Bom dia Karen,

    Gostaria de saber como conseguir de quantos é esse desconto para compra da maquina. No link de desconto acima não aparece nada somente o site de compras e no final pede o cupom. Gostaria de saber também se esse adesivos vinil tem boa durabilidade exposto ao sol e chuva, pois gostaria de fazer adesivos pra carros e se a maquina tem uma boa produção.

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal comprei minha silhouette, e não consigo recortar nada,

    Coloco o material vinil adesivo, porém a lamina rasga ele todo....

    Eu acho que talvez posso esta fazendo algo de errado o programa que uso é o corel

    ResponderExcluir
  26. Karin, Boa Noite, não sei se pode me ajudar, mas não estou conseguindo cortar, esta apenas fazendo a silueta do que vou cortar mas que arranhando o papel e tirando pequenas lasquinhas dele, que ficam presas a lamina. não sei o que fazer, a lamina aparentemente esta perfeita, eu abro tiro os papeis que ficaram agarrados a lamina e faço tudo novamente e nada........

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Karin. Acabei de comprar a minha silhouette, ainda estou fazendo aquele curso online seu. Mas estou com um probleminha. Não consigo alterar a configuração da lâmina de corte. A minha lâmina chegou com aquela marquinha vermelha entre os nº 6 e nº 7, tentei gira-la e parece estar travada. Fiquei com medo de danifica-la e não mexi mais. Não sei se ela realmente vem travada. Socorro preciso de sua ajuda.Obrigada e tenha um bom dia!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica, eu tenho a Silhouette a 1 mês, e como demorei um pouquinho a descobrir isso, vou tentar ajuda-la. Sabe a tampinha da lâmina, aquela que vc retirou qdo ela chegou? pois então, repare que nela tem uma seta, é difícil enxergar pq não tem cor para destaca-la. Vc vai colocar a tampinha com essa setinha apontada para o numero que tem o pontinho vermelho. Dessa forma a tampinha se encaixa e permite vc gira-la para o numero que for preciso para configurar seu corte. Espero te-la ajudado. Bj

      Excluir
  28. OLÁ , MINHA SILHOUETTE NÃO ESTÁ CORTANDO DIREITO, QUASE UM DEDO DE DIFERENÇA. GOSTARIA DE AJUDA POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  29. Olá Karin! Poderia por favor me ajudar? gosto mto de recortes detalhados, por ex. arabescos. Tenho arquivos que comprei na loja da Silhouette que são lindos, porém, mesmo eu tendo o cuidado de configurar o corte direitinho, ela não corta perfeitamente; os detalhezinhos eu preciso finalizar com estilete ou tesourinha... não sei se é o papel, se sou eu quem ainda não aprendeu direito (tenho a Silhouette a um mês), comprei seus cursos mas alguns não abrem direito (mas vou tentar novamente). Então, poderia por gentileza, me dizer qual o melhor papel para esse tipo de recorte e qual configuração?
    Eu usei o papel casca de ovo, 180g, configurei a lâmina 3 (depois a 4), espessura 30 (depois 33), velocidade 3 (depois 2), em ambos os casos não cortou direito. Fico super triste com isso.

    Vi uma tabela que vc disponibilizou para orientação de configuração de corte, mas minha situação não consta nele.

    Quem sabe não seria possível uma nova tabela incluindo novos papeis, como o fotog.glossy 180g, 230g, 260, casca de ovo, pérsico, vegetal... ah, ela corta sulfite 70g?

    Mto, mas muitoooo obg mesmo! Fica com Deus! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá estou com o mesmo problema...como vc conseguiu resolver?

      Excluir
  30. Olá boa tarde!!
    Estava trabalhando com a silhouette cameo, estava cortando normalmente e de repente ela parou de cortar ... ela le as marcas de registro e passa a lamina como se fosse cortar, mais nao esta cortando, o que devo fazer? O que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Boa noite. Minha filha adquiriu a Cameo, mas a agulha não sai do zero, a catraca não vira. Aguim segredo? Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde! estou com problemas com minha cameo. ela rasga o papel e não faz o corte e também emperra. pior que tenho duas a cameo e a portrait e as duas aparentam o mesmo problema.
    podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  33. Alguém pode me ajudar, a minha cameo chegou ontem e passeie a noite imprimido o papel de gramatura 180g sem brilho papel para cartão de visitas até ai tudo normal, quando fui imprimir papel para foto os cortes ficaram forçados e não cortou direito.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. A minha cameo esta cortando um circulo perfeito na parte superior e na parte inferior um circulo oval..o que faço..

    ResponderExcluir
  36. a minha cameo esta cortando certo na parta superior e na parte inferior esta cortando torto..ex.. em cima um circo sai perfeito, já em baixo sai oval. Que fazer.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Boa Noite como faço para cortar folhas com gramaturas maior q 250g na silhouette cameo?

    ResponderExcluir