Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Checagem de instrumentos!!!

Olá Silhouetteiras, sejam bem vindas à bordo!

Hoje teremos mais uma dica da coleção "garimpada" pelo mundo: Silhouette Mundo Afora

O texto original foi retirado do fórum americano Silhouette Plus, mas por descuido perdi a página e não consegui encontrar de novo para colocar o link aqui. Continuarei procurando e prometo voltar para informar direitinho!

Lembro sempre que é uma tradução livre do texto original e que faço adaptações para a nossa realidade, além de acrescentar informações que considero relevantes.

Vamos ao que interessa.

Assim como os pilotos dos aviões, que conferem todos os itens de um check list antes de decolar para ver se todos os aspectos/equipamentos importantes estão de acordo com o desejado, também na hora de usar a Silhouette há uma lista de fatores que devemos conferir para que a Silhouette possa trabalhar perfeitamente.
Você pode até imprimir essa lista e deixá-la bem à mão, pertinho da sua maquininha mágica, até que essa checagem se torne parte da sua rotina.
Vamos lá:

1. Assegure-se de que a Cameo está em uma superfície plana e de que há espaço livre sufuciente à frente e atrás da máquina para o deslocamento da base de corte.

2. Quando for colocar a base de corte na máquina, confira se no visor da máquina a opção selecionada é LOAD CUTTING MAT, não LOAD MEDIA.
Na teoria, usa-se o Load Media para trabalhar com materiais que não exigem o uso da base de corte, como papel adesivo, vinil, etc.
Particularmente, eu deixo minha máquina sempre na definição LOAD CUTTING MAT, para não ter perigo de esquecer de voltar à configuração normal e estragar minha base de corte.

3. Alinhe a margem esquerda da base de corte com o tracinho em relevo que fica mais à esquerda da plataforma da máquina (ele é também menor do que os demais).

4. Assegure-se de que as margens direita e esquerda da base de corte estão sob os roletes brancos da máquina.

5. Assegure-se de que a chavinha azul que fica do lado direito da máquina está na posição travada, apontando para cima.

6. Assegure-se de que as linhas de corte que você deseja cortar estão ativadas. Você pode verificar isso usando a ferramenta Estilo de Corte, que é representada por um ícone de tesourinha, na parte superior esquerda da barra de ferramentas do software. As linhas de corte ativas estarão em vermelho forte. As inativas, em cinza ou vermelho claro.
Na grande maioria das circunstâncias, a espessura da linha deverá estar definida em zero (ajustes de espessura da linha podem ser feitas na janela de Estilo de Linha)

7. Selecione as opções corretas de media na janela Configurações de Corte. Habitue-se a fazer o corte de teste para assegurar-se de que as configurações escolhidas são as melhores para o material que você quer cortar. Faça ajustes se necessário.

8. Assegure-se de que a exposição da lâmina foi manualmente ajustada para o número correto. A regulagem mostrada no software serve apenas como orientação para você, ela não realiza a mudança da lâmina, você deve fazer isso manualmente.

9. Assegure-se de que a lamina está inserida no suporte até o final. A pontinha branca deve ficar para baixo e a parte estreita virada para frente. A trava deve estar na posição fechada, virada para a direita.

10. Assegure-se de que a base de corte está corretamente carregada na máquina antes de clicar no comendo CORTAR. 
A Silhouette NÃO tem um sensor para detectar a presença da base ou outra mídia.

Se inadvertidamente você clicar em CORTAR sem que haja base ou outra mídia na máquina, ou se a lâmina estiver excessivamente exposta, você vai estragar a fita de teflon e terá que trocá-la.

Escrevi sobre a melhor regulagem da exposição da lâmina aqui e sobre a troca da fita de teflon aqui.

Obrigada pela companhia nesse voo, nos vemos em breve.
Um beijo e um queijo

Karin





6 comentários:

  1. Afffffffffffffff!!!!!!!!
    Era tudo o que eu queria!!!!!Já tinha lido este post, mas em inglês!
    nada como ter uma amiga que entende do riscado!!
    Obrigaduuuuuuuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, mais uma vez!
    Acho que minha próxima troca pe a fita teflon, tá meia riscada...

    ResponderExcluir
  3. Uahuuu Karin adorei...que maravilha de post...como nova no pedaço estou amando seus posts e explicações...era tudo que eu queria também...obrigada por compartilhar! beijos

    ResponderExcluir
  4. amei o texto , como sempre ajudando a gente tirar as dúvidas.
    obrigada mais uma vez.
    vou adotar você como madrinha da silk.rrs

    ResponderExcluir
  5. bom dia, estou com um problemão, me ajude! to com tres bases de corte cortadas e nao consegui achar onde mudo para esse corte LOAD CUTTING MAT. COMO FAZER ISSO A MINHA E A CAMEO. POR FAVOR PRECISO FAZER UNS SERVIÇOS PRO SABADO.
    DESDE DE JA OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. Boa noite alguem sabe me inormar como instalar a silhouette portrait meu cd sumiu e nao consigo mais instalar ele nao tem drive

    ResponderExcluir