Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Comparativo de suportes de caneta - original Silhouette X Chomas Creations

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas à bordo!
Quem me acompanha no Facebook viu que ganhei vários presentes no final do ano passado de alunas mega carinhosas que viajaram para o exterior e trouxeram lembrancinhas fofas para mim.
Não posso dividir os presentes com vocês, mas posso testar cada um e contar para vocês o que tem de mais legal de acessórios da Silhouette mundo afora, sejam originais ou não.
Nesse primeiro post sobre acessórios vou fazer uma comparação entre dois suportes de caneta: o original da Silhouette e o desenvolvido pela Chomas Creations, uma empresa americana.
Antes de qualquer outra coisa, vamos explicar para que serve o suporte de caneta.
A Silhouette te dá a opção de usar canetas no lugar da lâmina, para desenhar em vez de cortar. O problema é que as canetinhas originais da Silhouette chegam aqui custando muito caro e são muito pequenininhas, a carga dura bem pouco.
A opção é usar canetas comuns, mas para isso é preciso usar um suporte adaptador.
A Silhouette America comercializa um suporte próprio, mas diversas empresas lá fora já lançaram suas versões.


 Nesta foto vocês podem ver os dois suportes: o original Silhouette é em plástico preto, o da Chomas, em alumínio.


Ambos devem ser colocados no mesmo lugar onde fica a lâmina da Silhouette. Você deve abrir a chavinha, remover a lamina, colocar o suporte de caneta e então travar novamente a chavinha.



O suporte da Silhouette já vem pronto, basta encaixá-lo no lugar e colocar a caneta e apertar o parafuso para manter a caneta imóvel.
No caso do suporte da Chomas, é preciso colocar embaixo dele um palitinho de picolé que vem junto, antes de colocar a caneta. 
É esse palitinho que vai determinar a altura que a caneta vai ficar. 
Posicione o palitinho como mostrado na imagem, enfie a caneta no suporte até que a ponta dela encoste no palitinho. Aí é só apertar o parafuso para que a caneta não se mova mais e RETIRAR O PALITINHO!!!



Em termos de funcionamento, todos os dois são perfeitos, o que vai diferenciá-los é o diâmetro interno, que é maior no suporte da Chomas, permitindo o uso de uma variedade maior de canetas.

Testei as canetas mais comuns no nosso mercado (sei que faltou uma Bic, mas eu não tinha nenhuma...rs):


De cima para baixo:

1- Caneta gel Tok e Crie
2- Stabilo Point 88 0,4mm
3- Uniball Signo
4- Staedler Triplus fineliner
5- Lápis comum
6- Copic Multiliner
7- Compactor 0,7
8- Staedler Pigment Liner

O resultado foi o seguinte (quem coube ou quem não coube no suporte):

                                           Original Silhouette                   Chomas


1- Caneta gel Tok e Crie                 não                                    sim
2- Stabilo Point 88 0,4mm              sim                                     sim
3- Uniball Signo                             não                                    não
4- Staedler Triplus fineliner             não                                    sim
5- Lápis comum                             sim                                    sim
6- Copic Multiliner                          não                                    sim
7- Compactor 0,7                           sim                                    sim
8- Staedler Pigment Liner                não                                    sim


Com certeza ter um suporte que amplie as possibilidades de uso de canetas é muito útil e diminui bastante os custo de produção de quem trabalha com a maquininha mágica, mas os dois modelos deixaram um gostinho de "quero mais", porque nenhum dos dois permitiu o uso da caneta gel mais comum do mercado, a Uniball Signo.
De qualquer forma, gostei muito e já estou com a cabeça cheia de idéias...rsrs


Espero que vocês tenham gostado da dica.
Um beijo e um queijo e até o próximo voo.

Karin





18 comentários:

  1. Adorei a dica! Tinha curiosidade de saber se o suporte Chomas era melhor que o original, já que me frustei de não ter conseguido colocar muitas canetas nele... mas tenho utilizado estas gel pens com sucesso: http://www.papelariadoparque.com.br/loja/index.php?route=product/product&path=187_331&product_id=1191

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Karin, obrigada :)
    Acabei de descobrir que existe outro suporte Chomas, o adjustable MARKER holder, que é maior que esse, servindo então com a Uniball Signo. Mais uma pra listinha...
    Beijo, Ali

    ResponderExcluir
  3. Karin, comprei ha pouco tempo os suportes da Chromas, nao sei se vc sabe que agora eles tem dois tamanhos, o que aumenta e MUITO as possibilidades cabem ate canetas bem grossas.
    O suporte Silhouette eu tinha que tirar a carga das canetas gel e colocar uma fita banana em volta prar dar volume.... mas é um saco, quando se tem que fazer isso com várias canetas.... e depois tirar a fita banana para guardar a carga da caneta.....
    Bjim Cristy

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice
    Qual o link desse que serve tb para a Unibal Signo? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Karin eu comprei esse mês o kit completo da Chromas com os 2 suportes , ponteira de textura e as canetinhas de todas as cores da própria marca, aparentemente tudo funciona direitinho, mas não tive tempo de testar tudo. Comprei também a base mat de borracha, e ainda nem vi como utilizar. Depois que eu testar o kit todo eu te conto como foi :)

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei várias caneta quando comprei a minha sol, pois falaram que era uma boa...
    Pergunta : eu precisava ter comprado esse suporte???
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Meninas uma dúvida. Isso vende aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  8. entre em contato com lm@lm79.com que ele tem a pen holder a pronta entrega. R$120,00. Tem também a base 30x30 e 30x60, além da lamina.

    ResponderExcluir
  9. Sou novata no mundo Silhouette e já estou APAIXONADA!! Mas fiquei frustrada pq iniciei um trabalho com a caneta prata e ela durou muito pouco! É assim mesmo, as canetinhas vem com pouca tinta?

    ResponderExcluir
  10. Olá como faço para adquirir o cupom de desconto?

    ResponderExcluir
  11. Preciso saber se existe um suporte da lamina, genérico para silhouette cameo?, pois precisava de uma regulagem mais profunda 3mm a 5mm, e que desse a possibilidade de troca da lamina!

    ResponderExcluir
  12. Preciso saber se existe um suporte da lamina, genérico para silhouette cameo?, pois precisava de uma regulagem mais profunda 3mm a 5mm, e que desse a possibilidade de troca da lamina!

    ResponderExcluir