Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

sábado, 22 de setembro de 2012

Rastreamento (ou Vetorização)

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas à bordo, nosso destino hoje interessa para muitas pessoas: o rastreamento.
Mas o que é rastreamento?
Rastreamento é a criação de linhas de corte associadas à imagens comuns que trazemos para dentro do Silhouette Studio.

Nunca é demais repetir que a Silhouette NÃO IMPRIME, então para fazer o corte externo de imagens impressas na sua impressora, é preciso criar a linha de corte, senão a máquina não tem como saber qual é a imagem a ser cortada.

Depois de concluído o rastreamento, será preciso criar as marcas de registro para o corte, mas isso será tema de outro post.
 
Você pode rastrear fotos, imagens salvas da internet ou de kit digitais, o processo do rastreamento será sempre o mesmo.
 
Não vou mentir para vocês: nem sempre é fácil conseguir um bom resultado com o rastreamento e a qualidade final é diretamente dependente da qualidade da imagem que originou essa linha de corte.
 
Quanto maior for a qualidade (definição) da imagem e o contraste entre cada parte da imagem e entre ela e o fundo onde está, melhor será o resultado final e menos trabalho vai dar.
 
Pode ser fácil ou super trabalhoso e não existe "receita de bolo" que funcione sempre igual. Você vai ter que achar a equação ideal para cada imagem que for rastrear.

O primeiro passo é encontrar a imagem que você deseja.
Clique com o botão direito do mouse sobre ela e então em Salvar Imagem Como.
Dê um nome para a imagem e escolha a pasta no seu computador onde quer salvar essa imagem.
 
Passo 1
Abra o Silhouette Studio, vá em Arquivo > Abrir (ou no botão da pasta aberta, que é o segundo da esquerda para a direita).
Na janela que vai abrir, selecione a pasta onde está salvo o arquivo e marque a opção All Files. Se não fizer isso, o Studio abrirá somente os arquivos que sejam do tipo .studio.


Passo 2
Uma vez que a imagem esteja na tela, amplie-a para que fique mais fácil trabalhar.


Passo 3
Abra a ferramenta de rastreamento e clique em Selecionar Área de Rastreamento. Faça uma "caixa em torno da imagem que você quer rastrear.

 
Passo 4
Aguarde alguns segundos para que o programa identifique as linhas de contraste entre cada parte da imagem.
 
 
 
Passo 5
Aumente o numero do filtro de Alta Frequência para que as linhas fiquem melhor definidas. Esse ajuste varia de imagem para imagem, é um processo de tentativa e erro.
 
 
 
Neste ponto, você tem duas opções: rastrear somente a borda externa, para trabalhar com um arquivo de imprimir e cortar ou rastrear todas as linhas da imagem, para trabalhar com recortes.
A segunda opção é a que uso no meu trabalho de atelier, porque eu não trabalho com impressão e recorte.
 
Vamos à alternativa mais complexa primeiro: clique em Rastrear.
 
 
 
Automaticamente o programa vai criar linhas de corte em todas as partes da figura.
Afastando a imagem, você verá as linhas de corte em vermelho.
Clique então em Arquivo > Salvar Como e escolha a pasta onde deseja guardar seu arquivo rastreado.
 
 
Aparentemente as linhas estão perfeitas, mas usando a ferramenta de zoom podemos ver que em vários pontos as linhas são tremidas, podem até estar interrompidas ou fundindo duas partes do desenho que não deveriam estar ligadas.
 
 
 
Para consertar esses imperfeições, selecione a imagem, clique em Objeto > Liberar Caminho Composto. Esse procedimento "libera" cada uma das partes do desenho para que possa ser editado individualmente.
 


Dê dois cliques em cima da parte que precisa ser corrigida. Vários quadradinhos cinza aparecerão, um em cada ponto onde a linha muda de direção.
 
 
Selecione o ponto que você quer apagar e clique em Excluir Ponto na coluna lateral.
Uma vez que o ponto é apagado, a linha passará a ligar o ponto que estava à direita e o que estava à esquerda do ponto apagado.
Repita o processo de apagar pontos até que as imperfeições sejam corrigidas.
 
NOTA IMPORTANTÍSSIMA: vá eliminando os pontos e corrigindo a posição dos outros, e clique em SALVAR a cada 5 ou 10 minutos de trabalho, para evitar perder um tempão de trabalho caso haja algum problema com seu computador ou com o sftware.
 
Com a prática esse processo se torna mais rápido e fácil, por isso não desanime quando fizer da primeira vez e achar complicado demais.

 
 
Quando estiver satisfeita com o resultado, selecione todas as partes e clique em Objeto > Agrupar, para tornar todas as partes um arquivo só.
Dimensione do tamanho desejado e só então desagrupe para cortar cada parte da imagem em um papel diferente.
 
 
 
Depois de todo esse processo, você vai achar muito fácil o trabalho para fazer o rastreamento da borda externa.
Repita os passos de 1 a 5 e então clique em Rastrear Borda Externa.
 
 
Afaste a imagem e verifique a linha de corte que foi criada em torno da imagem.
 
 
Faça as correções de pontos que forem necessárias da mesma forma que foi ensinado acima.
Quando estiver satisfeita com a linha de corte, sobreponha novamente a imagem, use o zoom para ter certeza de que o alinhamento está perfeito e então selecione a imagem e a linha de corte, clique em Objeto > Agrupar.
Clique então em Arquivo > Salvar Como e escolha a pasta onde deseja guardar seu arquivo rastreado.
 
Abra uma nova guia, abra o arquivo salvo e então pode trabalhar com ele, dimensionando-o e montando o arquivo de imprimir e cortar, adicionando as Marcas de Registro.
 
Espero que vocês tenham gostado desse voo.
Beijo e até a próxima.
 
Karin

4 comentários:

  1. Karin, parabéns!
    Adorei seu pap eu sofria muito para rastrear uma imagem e agora com sua dica foi muito tranquilo. Que Deus continue te abençoando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótima explicação! O que acho muito chato é apagar pontinho por pontinho onde não queremos que corte, deve haver uma forma mais fácil de apagar vários de uma só vez, mas ainda não descobri... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paperpop, se vc segurar o Shift, pode selecionar vários pontos de uma única vez ;-)

      Excluir
  3. Olá Karin, não consigo recortar nada, toda imagem precisa ser impressa antes? como faço para recortar também por dentro, pois preciso usar como molde para fazer jateados

    ResponderExcluir