Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O basicão - o que é a Silhouette?

Olá Silhouetteiras! Sejam bem vindas à bordo!!
 
Atendendo à pedidos, resolvi escrever sobre o "basicão": o que é a Silhouette e o que ela faz.
A Silhouette Cameo é uma plotter de corte, ou seja, é uma máquina que faz cortes.
Imagine como se fosse uma "prima" da sua impressora, só que em vez de imprimir, ela corta.
 
Para determinar como serão esses cortes, a Silhouette trabalha guiada por um software que deve ser instalado em seu computador ou notebook.
Esse software se chama Silhouette Studio, é gratuito, pode ser baixado do site da Silhouette America e permite que os desenhos sejam editados, dimensionados e multiplicados de acordo com a sua necessidade.
 
Também no software você vai informar qual material será cortado: papel até 240g, vinil adesivo, papel com glitter, papel fotográfico, manta magnética, molde para aplicação de strass (rhinestone), transfer para tecido, tecido fino de algodão (sem elastano). De acordo com essa escolha, o software vai informar qual a regulagem adequada da lamina para que o corte tenha boa qualidade. Essa regulagem da lamina deve ser feita manualmente e é um processo bastante simples.
 
A maioria dos materiais será cortado na máquina aderido à base de corte, que é uma placa de acetato que tem como finalidade manter o material firme.
A base de corte tem 30,5x30,5cm.
Existe também uma base com o dobro do comprimento, para quem precisa produzir projetos maiores ou em maior quantidade.
 
O vinil adesivo não precisa da base de corte e é possível cortar arquivos com até 3 metros de comprimento.
 
No software pode ser feito o processo do rastreamento de imagens, assunto que foi tema de post recente aqui no blog.
Após o rastreamento é possível imprimir as imagens na impressora comum e depois colocar o papel na Silhouette para que ela corte o contorno das imagens, processo conhecido como Print&Cut ou Imprimir&Cortar, paixão das pessoas que trabalham com personalização de festas. Também já escrevi sobre isso aqui.

Para quem não tem habilidade de criar seus próprios desenhos, há uma loja on line onde existem mais de 40000 designs disponíveis para compra. São projetos de corte, de imprimir e cortar, de projetos 3D como flores e caixas, de desenho, e muito mais.
 
Bom, esse é um resumo do que faz a nossa Pequena Notável.
Impossível não se apaixonar por ela, seja pela qualidade dos cortes, pela rapidez que agiliza infinitamente a produção quando comparada aos cortes artesanais feitos com tesoura, seja pelas inumeras possíbilidades de trabalhos combinando os diferentes materiais.
 
Espero que vocês tenham gostado desse voo.
 
Beijo e até a próxima
 
Karin
 
 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. Olá!
    Vc saberia me dizer se a Silhouette corta feltro?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, a Silhouette não corta nem feltro nem EVA
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  2. Karin,
    Você me fez tirar da caixa em que estava guardada minha silhouette. É da antigona e funciona agora bem melhor com o novo software e suas presiosas dicas. Das falhas ocorridas a maioria era por incompetencia da operadora. Com seus ensinamentos já até viabilizei o corte de uma figura disponibilizada por uma designer na web.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ola Karin, sabe me informar o endereço do site onde encontro as artes de desenhos prontas, que vc postou conforme abaixo? Obrigadal

    "Para quem não tem habilidade de criar seus próprios desenhos, há uma loja on line onde existem mais de 40000 designs disponíveis para compra. São projetos de corte, de imprimir e cortar, de projetos 3D como flores e caixas, de desenho, e muito mais."

    ResponderExcluir