Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

sábado, 22 de setembro de 2012

Imprimir e Cortar um arquivo rastreado

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas a bordo para esse voo que é uma "conexão" do último post, a etapa final do processo de rastrear, imprimir e cortar.
 
Passo 1
Para começar, Clique em Arquivo > Abrir e selecione a pasta onde o arquivo foi salvo.
 
 

Passo 2

Agora é preciso configurar a página para o formato A4, que é o que podemos usar na impressora doméstica.
Para isso, clique em Arquivo > Configurar Página > A4.





Passo 3

Clique então na ferramenta de Marcas de Registro e então clique no box Mostrar Marcas de Registro.



Passo 4
 
Redimensione a imagem e multiplique-a quantas vezes quiser, desde que todas as cópias fiquem dentro da linha vermelha e sem se sobrepor à área quadriculada.
 
 
Passo 5

Arquivo pronto, é hora de mandar para a impressora.
Clique em Arquivo > Imprimir.


Passo 6
 
Pegue a folha impressa, coloque na base de corte alinhada com o desenho do grid na parte superior e margem esquerda.
Carregue a base na máquina, alinhando a base com a primeira marca em relevo na parte cinza da máquina. Essa marca em relevo é ligeiramente menor do que as demais.
NÃO ENCOSTE A BASE DE CORTE NA PECINHA USADA PARA REGULAR A LAMINA, ISSO VAI DESALINHAR SEU CORTE.
Clique no comando de enviar para a Silhouette.
Clique então em Ignorar Impressão.


Passo 7
 
Repasse os passos indicados nas instruções na tela.
Se estiver tido OK, clique em Continuar.


Passo 8
 
Agora é a "hora da verdade"! rsrsrsrs
Clique em Detectar Automaticamente.
A Silhouette vai usar os sensores para "ler" as marcas de registro e assim saber onde localizar os cortes.
Após a conclusão da detecção das marcas, verifique se as configurações de corte estão corretas ( tipo de material a ser cortado e regulagem manual da lamina) e então clique em Cortar.
 
 


Obrigada pela companhia nesse voo e espero ver vocês no próximo!!
Beijo

Karin

66 comentários:

  1. arin,


    Obrigada por mais essa dica..para mim....parece que lendo e fazendo é muito mais prático...
    Eu comprei a minha silhouette justamente para recortar as imagens que busco "free" na internet ou fazemos no meu local de trabalho...
    Estou me sentindo muito mais segura com suas dicas e o dia em que sair do "basicão" quero fazer uma aula sua, mas detesto boiar..hehe
    Bjs e obrigada sempre
    exlui a msg acima por erros de digitação..

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Karin, estou tentando contar um material mas estou com várias dúvidas. fiz um teste com um papel liso de desenho e lê as marcas de registro, mas cortou totalmente fora da área. Qual a finalidade das marcas de registro? Não sei de reconhecer a imagem? tambe fiz um teste com um filme (especie de vinil) cor prata onde imprimi as marcas de registro tambem.. mas nunca reconhece as marcas.. só me dizer se tem alguma limitação ou erro para leitura para materiais com brilho? tipo assim a minha idéia é imprimir e plastiticar o papel ante de cortar.. voce acredita que não irá reconhecer as marcas de registro se o impresso tiver um plastico(plasticicação) por cima? E o caso do alinhamento? com as marcas de registro pode ficar desalinhado o corte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, antes de cortar você tem que ter certeza de que a imagem que você está querendo já tem as linhas de corte.
      Quanto aos materiais com brilho, certamente podem atrapalhar a leituras das marcas de registros por causa do reflexo.
      É como usar um mouse optico sobre uma mesa de vidro.
      Estou à disposição.

      Excluir
    2. pois eh.. acho que terei problemas com isso então. Mas assim.. as linhas de corte estão configuradas.. e uma imagem simples retangular e os cortes estão fora da area e principalmente!!
      alguns não estão retos.. ficam tortos.. e o papel esta bem preso na base de corte.. o que fazer?

      Excluir
    3. E em alguns casos ela começa a cortar na diagonal

      Excluir
  3. Karin, obrigada por suas dicas, mas tenho uma duvida, antes de eu imprimir na minha impressora doméstica, eu devo rastrear as bordas externas tb? ou eu simplesmente arrumo na folha mando imprimir e depois mando cortar?
    Aguardo suas respostas, e muito obrigada, vc está de parabens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a resposta para sua pergunta está no post anterior, onde explico como fazer o rastreamento para criar a linha de corte.
      Beijo!!

      Excluir
  4. Karin, a minha dúvida é a mesma da Carol. Eu preciso selecionar antes? Vejo q nas suas imagens o cachorro está com uma borda vermelha, porém tentei fazer isso no meu desenho usando "selecionar área rastreada" e ele seleciona nao só a borda do desenho mais tb a parte interna. Obrigada :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença está na hora do rastreamento. No caso de corte só da borda externa, depois de selecionar a área de rastreio você deve clicar em Rastrear Borda Externa. Dá uma lida no post anterior, acho que vai te ajudar. Beijo

      Excluir
    2. Obrigada!!! Vou lá espiar. Bjkas :-)

      Excluir
  5. Por gentileza, qdo mandar imprimir nao teria que sair a marca para qdo for mandar cortar sair no lugar certo? Não estou conseguindo cortar no lugar certo, corta, porém fora da imagem impressa... O que está faltando para dar certo?
    Agradeço se puder me ajudar!
    Lierci - Goiania- GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lierci, temos algumas possibilidades a avaliar:
      você posicionou a base corretamente na máquina?
      Ela deve estar alinhada com o primeiro traço em relevo que fica na parte cinza da Silhouette. Esse alinhamento é essencial para que o corte seja bem sucedido.
      Você conferiu se na tela da Silhouette está selecionada a opção Load Cutting Mat? Se estiver selecionada a opção Load Media o corte ficará fora de lugar.

      Excluir
  6. olá Karin!!! a minha portrait não corta de jeito nenhum!!! já fiz tudo que manda nos post 's e ela horã não lê as marcas de registro e hora corta fora da aréa! pode me dar alguma dica? obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia, minha dica é que você entre em contato com o suporte técnico.
      Boa sorte!!
      Beijo

      Excluir
  7. Quando peço para rastrear a borda externa a linha de corte fica toda desalinhada, aí quando vai para a Sil corta trêmulo em volta, onde estou errando?

    ResponderExcluir
  8. Olá Karin, obrigada pelas suas dicas. Só tenho uma dúvida, o que pode estar acontecendo, pois a minha silhuete cameo não está conseguindo detectar as marcas de registro impressa no meu trabalho? Já tentei diversas dicas e nada!!!! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está cortando papel fotográfico brilhante ou outro material muito refletivo, pode ser que a luz ambiente atrapalhe a leitura. Tente fazer a leitura das marcas de registro com a tampa da Silhouette fechada.

      Excluir
  9. Olá Karin, obrigada pelas suas dicas. Só tenho uma dúvida, o que pode estar acontecendo, pois a minha silhuete cameo não está conseguindo detectar as marcas de registro impressa no meu trabalho? Já tentei diversas dicas e nada!!!! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Karin! Estou muito triste!!! Faz 9 dias q comprei minha menina,mas ela ta de mau comigo! :(...Bom pesquisei tudo q pude,li em tdos os lugares possiveis vi videos,aprendi quase tudo,mais com um porem,faço a montagem,reconheço a margem,seleciono a folha certa,cloco a placa na 1º ranhura cinzenta,ja fiz linha de segurança,mas na hora de cortar,corta tudo fora! pq??Já fiz d varias maneiras q vi e nada!!! jA ATE CALIBREI ME AJUDA POR FAVOR!! AGRADEÇO DESDE JÁ! Este blog é a salvação da patria,me salva so mais uma vez??? bjokas otima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez a leitura das marcas de registro antes de cortar? E verificou se na tela da máquina está selecionada a opção LOAD CUTTING MAT:?

      Excluir
    2. comigo estava acontecendo o mesmo,porem meu problema era a impressora que estava imprimindo as marcas de registro torta meu marido calibrou a impressora e acabou esse problema! de uma olhada na sua impressora e verifique as medidas da impressão pra saber se o problema não é a sua impressora tbm .

      Excluir
  11. Aki em portugal,nem tem onde eu correr p pedir ajuda!

    ResponderExcluir
  12. Oi Pessoal. Não sei se acontece com vcs, mas coloco as imagens com as linhas de corte e até a terceira linha corta perfeito, depois começa a fugir da linha de corte nas demais figuras para o final da pagina. Esta tudo certo nos comandos, não sei pq esta ocorrendo isso , se é calibragem quem sabe... não sei se vcs já passaram por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema..
      Eu já calibrei varias vezes e nada... precisou até diminuir a distancia entre 1 e 2, mas nada mudou no corte.
      Ela começa cortando bem e vai aumentando a area de corte para a direita e para baixo. No final da folha tá completamente fora da imagem.
      Espero que alguém nos ajude!!!

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema..
      Eu já calibrei varias vezes e nada... precisou até diminuir a distancia entre 1 e 2, mas nada mudou no corte.
      Ela começa cortando bem e vai aumentando a area de corte para a direita e para baixo. No final da folha tá completamente fora da imagem.
      Espero que alguém nos ajude!!!

      Excluir
    4. Estou com o mesmo problema..
      Eu já calibrei varias vezes e nada... precisou até diminuir a distancia entre 1 e 2, mas nada mudou no corte.
      Ela começa cortando bem e vai aumentando a area de corte para a direita e para baixo. No final da folha tá completamente fora da imagem.
      Espero que alguém nos ajude!!!

      Excluir
    5. Oi Nana, vc conseguiu resolver este problema? Estava acontecendo comigo tb. Mas no meu caso eu "resolvi" (acho) usando uma base nova e aí o corte saiu certinho. A minha outra base estava com a cola fraca, daí pensei q talvez o papel estivesse saindo do lugar e causando o corte torto. Mas tenho dúvida se foi isso mesmo... tenho q testar mais vezes. Se vc encontrou outra solução, posta aqui :-)

      Excluir
    6. Estou com o mesmo problema. Começa bem e depois vai cortando errado.

      Excluir
  13. Olá Karin...amo seu blog, pego varias dicas aqui...eu mando tdos meus trabalhos para grafica 80% das vezes a maquina reconhece a marca de registro mas mtas vezes ela reconhece tb porem corta fora do desenho, invadindo o espaço do outro e acaba cortando tdo errado..... oq pode esta ocorrendo??? aguardo obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá Bom dia!!!
    Gostaria de saber se é possivel além de cortar as bordas, cortar outras partes da figura, por exemplo.. eu quero recortar o emblema do time do São Paulo para jatear em vidro, então preciso recortar as estrelas, as letras.. etc... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!!!
    Preciso de ajuda !!! Comprei um cora na loja da silhouette, mas já fiz de tudo e não consigo imprimir.
    Me ajudem por favor!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia, por favor me mande um e-mail explicando sua dúvida: falecom@silhouetteiravoadora.com.br

      Excluir
  16. Oi Karin ! Adoro seu blog..pego varias dicas aqui ! Gostaria de saber se é possível aumentar o molde da caixinha Bolsinha borboleta na folha A4 de uma maneira que eu aproveitasse melhor o papel . Pensei em cortar uma folha A3 de comprido, mas não consegui fazer os ajustes necessários para configurar.As marcas de registro mostram que o corte fica para fora.

    ResponderExcluir
  17. comprei minha silhoutte e não estou conseguindo o reconhecimento da marca de registro quando alinho o papel na margem correta da base de recorte. Apenas quando ultrapasso a base q reconhece e mesmo assim recorta com uma sobra do desenho é normal? Outra minha base de recorte esta ficando recortada mesmo ajustando para 1. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira se na tela da Silhouette está selecionada a opção LOAD CUTTING MAT

      Excluir
  18. MINHA SILHOUETE ESTA CORTANTO TOTALMENTE FORA DA IMPRESAO O QUE FAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, confira os passos explicados nesse post http://silhouetteiravoadora.blogspot.com.br/2013/05/problemas-no-imprimir-e-cortar-confira.html

      Excluir
  19. Boa tarde Karin
    Estou com um problema e gostaria de saber se vc tem como me ajudar. É o seguinte: Estou usando uma folha de transfer AP-17 Trans Royal Dark da Art Hot Transfer para tecidos escuros, nela mando imprimir duas imagens iguais e depois mando para o corte, mas a imagem que entra primeiro fica com o corte falhado, somente a segunda imagem que é a de baixo corta perfeitamente, vc sabe o que pode estar acontecendo?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, você está colocando as marcas de registro corretamente?
      Me manda e-mail que vamos trocando informações para resolver o problema: falecom@silhouetteiravoadora.com.br

      Excluir
  20. COMO FAÇO PARA COMPRAR ESTA IMPRESSORA URGENTE ?

    ResponderExcluir
  21. email: acr.silva@globomail.com
    preciso de uma impressora que imprime e corta.

    ResponderExcluir
  22. COMO FAÇO PARA COMPRAR ESTA IMPRESSORA URGENTE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre no site da Silhouette Brasil www.silhouettebrasil.com.br
      A Cameo NÃO IMPRIME, apenas corta.

      Excluir
  23. Karin,como faço para imprimir esse cachorro ou outros desenhos coloridos se a Cameo não imprime?

    ResponderExcluir
  24. Oi Karin, tudo bem? estou com uma dúvida, quando a silhouette cameo vai cortar a figura rastreada , está cortando duas vezes no mesmo lugar. Como faço para ela cortar uma única vez?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Estou com o mesmo problema da Ana Cristina :(

    ResponderExcluir
  26. Comprei minha silhouette e estou super animada e amando seu Blog, obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Karin,
    Por gentileza,estou com a nova versao da silhouette studio v3 e não consigo fazer o corte com marca de registro sempre da falha ,mesmo fazendo as conf. de corte,ordem de corte.. quqndo peço para enviar para silhoette ela da falha e não corta.Pode me dar dicas !Até já assisti videos no yotube a não deu certo.
    Grata Sandra

    ResponderExcluir
  28. Ola Karin,
    adquiri recentemente a Silhouette protrai e estou com uma dúvida, imprimi em sulfite branco de 180gr para fazer testes, alguns desenhos. Coloquei o marcador para ser impresso na página e rastreei as imagens, colocando uma margem maior. Em umas das tentativas, a portrait trabalhou como se tivesse identificado a marca e cortou em local errado. Em uma nova tentativa, a marca ficou certa, porém parece que na primeira linha de desenhos, ela cortou certo, mas na segunda ela subiu um pouco, cortando o desenho mais perto do que a marca criada. Você tem alguma dica sobre isso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Minha silhouet não quer mais cortar só aparece a mensagem E UNLOAD!
    O que devo fazer? Grata Viviane

    ResponderExcluir
  30. Olá! Estou como o mesmo problema do André, apesar da linga de registro e de posicionar bem a folha, a silhouette portrait faz o recorte incorreto. Pensei em andar com a marca do corte para calibrar mas cada linha fica de um jeito.
    Achei que fosse a impressora mas medi a impressão e estava ok. Alguma sugestão? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  31. Olá, estou com problemas para cortar, segui todos os passos do post, ela faz a leitura, mas na hora de cortar aparece uma janela com a mensagem " a página não ontem linhas de corte. Você pode definir linhas de corte na janela configuração de linha de corte" quando vou configurar e mando cortar em volta fica quadrado em volta ao envés de ficar contornando a figura. Por favor me ajudem! Abraço

    ResponderExcluir
  32. Olá, estou com uma dúvida com relação à numeração da lâmina de corte: tentei cortar uma caixa em um PAPEL BRILHANTE COM GRAMATURA 180, mas o resultado não ficou bom, pois as pontas ficaram mastigadas, como se tivesse cortado e depois amassado o papel. Usei a numeração 3 na lâmina. Essa numeração está correta? Qual a configuração para cortar esse tipo de papel? Por favor, me ajudem!

    ResponderExcluir
  33. Olá, boa noite! Comprei a Cameo e estou fazendo alguns testes, aprendendo a mexer nela. Quanto aos cortes, ao programa, tudo ok, graças a Deus. Mas, agora pra imprimir mandando do próprio programa versao 3, digitei um nome e mandei imprimir, e infelizmente está saindo um tanto de tracinho na folha toda, em cima do texto...por que está acontecendo isso? Aguardo retorno mais breve possível.
    Abraços,
    Daiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também acontece isso...conseguiu resolver???

      Excluir
  34. Olá Karin, por favor me socorra!!!

    Minha SIL, quando coloco a base de corte e pressiono enviar para silhoutte, o carro se desloca para o lado direito e dá a seguinte mensagem de erro " READY" "E UNLOAD" Por favor, me socorra. Além disso de uns dias para cá minha Sil passou a cortar torto a partir da segunda linda. Tenho perdido muito papel e tinta, um prejuízo imenso. Me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
  35. Olá Karin, preciso de um help!!!

    Comprei minha silhouette em outubro... fiz o curso básico em novembro aqui em Porto Alegre-RS
    entendi tudo no curso e fiz muitas anotações...
    É claro que quando fui testar sozinha não cortou nada!!! he he he
    Fiz um passo a passo rapidinho para poder entender o processo...
    1. liguei a SIL e conectei no computador...
    2. abri o programa silhouette studio 3 no meu pc
    3.abri a biblioteca e escolhi o projeto
    4. configurei a página para tamanho A4
    5. inseri as marcas de registro
    6. ajustei o papel na base de corte e dei enter para posicionar o corte
    7. escolhi o tipo de papel (padronizado 180 gr/m2
    8. configurei as linhas de corte
    9. enviei para a silhouette no meu pc apareceu a opção PRONTO
    10. iniciei.... e não cortou
    Uma coisa que observei é que no visor da SIL aparecia a opção UNLOAD e não a LOAD CUTTING MAT
    Acho que o problema é aí... só que não consegui trocar de opção... Achei, pela lógica que seria nas flexas para cima e para baixo ou para esquerda e para direita... mas não aconteceu nada.
    Estou começando a ficar frustrada pois não consigo fazer ela funcionar :(
    Adradeço sua atenção desde já.
    Lélia

    ResponderExcluir
  36. Estou precisando de moldes rendados para casamento e 15 anos. Onde compro? Por favor, não estou conseguindo. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Estou precisando de moldes rendados para casamento e 15 anos. Onde compro? Por favor, não estou conseguindo. Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Estou encantada com seus trabalhos,comprei agora a silhouet e estou quebrando cabeça,mas aos poucos estou conseguindo !!! Parabéns pelo seu trabalho !!

    ResponderExcluir
  39. Estou com o mesmo problema, não consigo cortar. Tenho assistido os seus vídeos, vendo os comentários , mas está difícil. Estou pensando em fazer aula com vc online. Será que isso irá resolver ? Já tem quase um mês que a minha chegou e to sem saber !! Obrigada ! Parabéns pelo seu trabalho !!!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde !
    Comprei uma silhoette Cameo , achei que ela imprimia e recortava a imagem ! sendo que não , como faço para imprimir e na hora de acertar o corte nao ter erro sendo que irei mandar para grafica imprimir em folha A4 e ai quando eu trouxer essa folha coloco em minha silhouette e??????

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde !
    Comprei uma silhoette Cameo , achei que ela imprimia e recortava a imagem ! sendo que não , como faço para imprimir e na hora de acertar o corte nao ter erro sendo que irei mandar para grafica imprimir em folha A4 e ai quando eu trouxer essa folha coloco em minha silhouette e??????

    ResponderExcluir