Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Base de Corte 1

Ah! A base de corte... parte essencial da nossa diversão com a Cameo.
Quando ela sai da caixa pela primeira vez está tão limpinha, clarinha, transparente, linda!
Aí a gente faz o primeiro corte e quando tira o papel e vê aquele risco na base, o coração pára, dá um frio na barriga e o pensamento que vem é: "fiz alguma coisa errada! Estraguei minha base!"
Calma! Você não fez nada errado.
Mesmo que você use a regulagem correta da lâmina, a base vai ficar riscadinha.
Como diz o ditado popular, não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos.
Aos poucos, a base vai ficando mais e mais riscada, opaca, nem lembra aquela que chegou na sua casa com a máquina.
Embora fique menos bonita, você não precisa deixar de usar sua base quando ela ficar assim.
Aqui está uma foto da base da minha primeira Silhouette. Ela durou mais de dois anos.
Usei, usei, usei e usei, até furar!!


Algumas dicas são importantes para que você aumente a vida útil da sua base:
1- Preste atenção na regulagem da lâmina que o Silhouette Studio sugere. Expor demais a lâmina sem necessidade vai danificar a base (e desgastar precocemente a lâmina).
2- Quando não estiver em uso, mantenha a face colante da base protegida da poeira.
3- De preferência, guarde sua base na horizontal, com a face colante para baixo, apoiada na película protetora.
4- Faça manutenções regulares (vou fazer um post especifico sobre manutenção da base).
5- Preste atenção no posicionamento do papel: ele deve ficar alinhado com o grid da base.
6- Atenção também para o posicionamento dos desenhos na tela do software. Eles devem ficar dentro dos limites da linha vermelha, para avitar que a lâmina corte fora do papel, diretamente sobre a base.
7- Se você for usar um papel menor do que a base, acione a função Ferramentas de Página, no canto superior direito da tela do Silhouette Studio e aumente a porcentagem de Revelar Base de Corte. O Grid da base vai aparecer e você poderá saber se o desenho que você escolheu cabe no papel e qual a posição correta do desenho no software e do papel na base.


7- Quando tiver que fazer cortes iguais em várias folhas de papel, depois de alguns cortes mude a posição das imagens no software para evitar cortar sempre no mesmo lugar.




Obrigada pela companhia e divirtam-se!!
Beijo,


Karin

42 comentários:

  1. Olá. Eu também posso colocar a base em qualquer posição né? não precisa ser sempre com a setinha para dentro. Como a base é quadrada, eu posso colocar na máquina cada hora numa posição diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rossana, na verdade você pode colocar a base apenas em duas posições, porque as margens são diferentes nas laterais da base e se você colocá-las para frente, terá cortes desalinhados em relação ao que está mostrado na tela.

      Excluir
  2. Pois é. Depois eu percebi isso. Na verdade ela é retangular. Mas pra quem faz a sua própria base, pode fazer quadrada, né?

    ResponderExcluir
  3. Minha base perdeu a cola, existe alguma cola que podemos usar? Ou neste caso realmente precisamos comprar outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha perdeu a cola com menos de um mês de uso.

      Excluir
    2. existe uma cola de contato. Mas eu ainda não utilizei.

      Excluir
    3. Cola em spray. Pode usar que não tem erro.

      Excluir
  4. Tem uma semana que estou usando minha base e ela já cortou, igual a sua usada por 2 anos :o
    Porque isso aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emmylayne, isso ocorreu porque você está usando configurações excessivas de corte, ou seja, lamina e pressão demais, aí a lamina corta além do material, a base.

      Excluir
  5. oi a minha cameo cortou fora do papel diretamente na base e ainda proximo da marca de colocar na silhouette, e agora ela nao esta conseguindo ler as marcas de registros o que fazer???
    só tenho dois dias com minha cameo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique na tela da Silhouette se está selecionada a opção LOAD MEDIA. Se estiver, use as setinhas do painel da própria máquina para passar a seleção para LOAD CUTTING MAT.

      Excluir
  6. Olá tenho só há 2 meses minha silhouette e cortei algumas coisas com a lâmina no 10, agora estou tentando diminuir e não corta mais, o que aconteceu? Estraguei a minha lâmina? Vou precisar comprar outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia, nenhum material requer lamina na regulagem 10. Provavelmente você danificou sua lamina e se isso aconteceu, a solução é uma só: comprar outra. Antes de fazer novos cortes leia direitinho sobre configuração de corte para que isso não aconteça novamente.

      Excluir
  7. Oi eu preciso de cortar uma cartolina com comprimento de 55cm, ou seja superior à base de corte. Eu posso utilizar a base de corte comum na mesma? Ficando uma parte da folha para fora? Ou terei de comprar a outra base de corte maior? Ou posso ainda colocar a cartolina sem a base como se coloca o papel de vinil? E já agora por acaso sabes se a silhouette corta folhas de gramagem 370 g/m2? Nas pre definições o máximo que aparece é de 285 g/m2 e disseram-me para colocar a lâmina no nº10 e mandar fazer corte duplo mas tenho receio de estragar a lâmina e a base com isso... obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, para cortar um papel de 55cm necessariamente você precisa da base 30x60cm. Você não pode usar papel sem base. O problema não é lamina nem corte duplo, é que cortar um papel dessa ramatura vai sobrecarregar o motor da máquina. Não recomendo.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, vc usava sua base com que frequencia? Pois as minhas so duram cerca de 2 meses. Mas corto em media umas 100folhas por semana. sera que estou usando errado ou a vida ultil dela depende da quantidade de cortes mesmo?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keiko, certamente a vida útil da base está relacionada com o uso. Com a configuração correta sua base pode durar bem mais do que isso.

      Excluir
  10. Oi Karin! Tudo bem?

    A base da portrait serve para a cameo? Preciso ajustar os roletes?
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Karin! Tudo bem?

    A base da portrait serve para a cameo? Preciso ajustar os roletes?
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Recebi minha silhouette cameo hoje, fiz uma página de teste, porém o papel grudou na base a ponto de rasgar e perder o trabalho. O que posso fazer para não acontecer mais isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de usar a base você deve grudar nela alumas vezes um paninho para reduzir essa adesividade excessiva.

      Excluir
    2. A dica que eu precisava! Muito obrigada, Karin!

      Excluir
  13. Karin, usei o spray mount na base, mas não gostei muito. Passei só um pouquinho, mas qdo a gente pega nela parece q não tem a mesma adesividade da base original. Daí fui colocando mais e mais uma vez não vi que fica parecida com a base nove. só que como coloquei muito, os papeis ficam grudados, chegam a rasgar. Só existe este spray para usar ou tem algum outro melhor? Tem diferença mesmo na adesividade do spray mount com a da base nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, o efeito não é igual à base original, mas é eficiente. Tem um spray da toke e crie que tem o mesmo resultado.

      Excluir
  14. E a cola permanente? o efeito não seria melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, o efeito com a cola permanente é o mesmo, mas tem que esperar secar e eu não tenho paciência para isso... rsrsrs

      Excluir
  15. Karin Muito obrigado pelo blog tem muitas dicas legais e ótimos conselhos!
    Abraços!
    PS. Acho que sou o único homem aqui né?

    ResponderExcluir
  16. Tenho a silhouette portrait tem só 2 dias, estava cortando direitinho o papel 230g, de repende, começou a desalinhar só a parte de baixo, nao consigo alinhar de jeito nenhum. O interessante é que o mesmo arquivo, quand cortado em folha normal, 75g, ela corta certinho, vc sabe o que pode ser?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. minha silhouette é nova,... recebi agora... fiz alguns testes e deu td certo... hoje resolvi fazer algo pra valer ....e qdo mando cortar a base entra torta...... ja revisei td configuração ... ta td certinho mas não consigo resolver o problema que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Oi Karin,

    Como retiro a base de corte da máquina depois que ela acabar de cortar o papel?

    ResponderExcluir
  19. Karin to DESESPERADA grudou papel adesivo na minha Cameo, e agora ela não ta cortando. Comprei agora minha Cameo preciso de uma ajuda URGENTE me ajude porfavor!

    ResponderExcluir
  20. Karin, recebi a minha Cameo há duas semanas e estou aprendendo a mexer com ela, desta forma, primeira dúvida é o porque do meu Silhouette Studio não ter a ferramenta no formato de tesourinha que mostra as marcas de registro. Outra dúvida é o porque de quando imprimo e corto, a silhouette está, mesmo eu definindo corte de um desenho em quadrado, cortando uma linha torta.
    Aguardo resposta.

    Muito obrigada!!
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  21. Oi, comprei a minha sil portrait há dois meses, no inicio trabalhava bem, mas agora ela esta apresentando vários problemas, um é que quando eu ponho o papel na base, uso a marcação que há na base para posicionar a folha, mas quando vai cortar ela corta acima da marcação, mesmo eu colocando o desenho no studio abaixo, e quando faço o print e cut ela não lê a marcação quando eu coloco na marca da folha a4, tenho que por mais acima, cobrindo a seta que há na base, para que ela leia, e quando corta , corta tordo, será que ela já esta com defeito, ou há solução.

    ResponderExcluir
  22. Minha silhouette chegou ontem, mais só que ela está cortando e rasgando o papel tbm, não sei o que é pois a lamina é nova, e estou seguindo as configurações deles, tem como resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  23. Olá! Fui usar pela primeira vez a minha cameo e o papel ficou totalmente grudado na base. Mesmo tentando tirar, está com muitos mini pedaços grudados nela. Como faço para limpar sem estragar a base?

    ResponderExcluir
  24. olá! minha silhouette portrait chegou hoje e eu fui usar a base com um papel sufite e grudou tudo, qual foi minha decepção, consigo usar ainda a base? se eu for cortar adesivos preciso usar a base? me ajude... obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá. Comprei a silhoette cameo há dois dias e gostaria de confirmar se posso utilizar papel A4 na base de corte de 12 polegadas. A parte da base que fica sem papel não fica presa na silhoette?

    ResponderExcluir
  26. Olá. Comprei a silhoette cameo há dois dias e gostaria de confirmar se posso utilizar papel A4 na base de corte de 12 polegadas. A parte da base que fica sem papel não fica presa na silhoette?

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    A Minha base no momento em que a lâmina passa, ela sai do lugar, fazendo com que o corte fique todo errado. O que eu tenho que fazer para arrrumar isso?

    ResponderExcluir