Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Equipamento básico - Tesouras

"Tesoura? Como assim? .
"Acabei de comprar uma máquina sensacional que corta perfeitamente as formas mais complicadas e você vem me falar de tesouras?" Você vai me perguntar
Sim, sim e sim!
Sim, a Cameo é sensacional.
Sim, ela corta desenhos complicadíssimos com perfeição.
E sim, você ainda vai precisar de tesouras!
As tesouras fazem parte do equipamento básico de qualquer pessoa que goste de artes, e não basta ter só uma.
Cada tesoura tem sua função e isso garante a qualidade do acabamento seu trabalho.
Eu considero que pelo menos quatro tesouras são essenciais no "enxoval" de um atelier de papel.
Da esquerda para a direita na foto:

1 tesoura para tecidos e fitas
1 tesoura pequena e bem afiada para detalhes
1 tesoura para coisas "grudentas" como fita banana, dupla face, papel adesivo
1 tesoura para papel

Se você for tool addicted como eu, apaixonada e viciada em ferramentas, pode incluir na lista a tesoura de teflon do Tim Holtz, que além de super forte (corta até chipboard), tem um cabo emborrachado gostoso que parece fazer massagem na mão.


Vale a pena ter o cuidado de não misturar as funções.
Se você cortar papel com a tesoura de tecido ela vai perder o corte e vai "mastigar" a fita linda de cetim que você comprou para dar um toque especial naquele trabalho.
A tesoura que corta coisas grudentas acaba ficando suja de grude e precisa ser limpa com WD40. Isso estraga o corte e por esse motivo é bom que ela seja usada só para isso.
Não precisa gastar uma fortuna em tesouras específicas para scrapbooking, nos bons armarinhos e lojas para artesanato você encontra opções bem mais em conta e que funcionam perfeitamente bem.
Um bom exemplo é a minha tesoura pequena, em forma de cisne, feita originalmente para bordado e que custou a enorme fortuna de 8 reais (isso mesmo, OITO reais) no armarinho do meu bairro.
Na hora de guardar as tesouras também é preciso cuidado.
Guarde-as em um lugar limpo, onde a ponta fique protegida para evitar acidentes e também que estraguem.
Aqui no atelier eu uso escorredores de talheres para essa função:


Espero que tenham gostado do post.
Beijos e até a próxima.

Karin


Um comentário:

  1. Karin, suas dicas são maravilhosas, scrap é assim pura criatividades até na hora de guardar o material!!!! beijoo

    ResponderExcluir