Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Jardim Florido

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas a bordo!

Quem acompanha minha trajetória sabe que comecei no mundo do papel há oito anos, fazendo cartões. Amo, amo e amo cartões.

É uma pena que no Brasil não haja essa cultura de presentear com cartões, porque todo presente fica mais especial se vier junto com uma mensagem que expresse o carinho de quem presenteia.

Muitas pessoas me perguntam como usar o Suporte de Canetas Silhouette (inserir link http://www.silhouettebrasil.com.br/canetas-silhouette/suporte-de-canetas-silhouette.html) e pedem ideias de projetos. Ainda existe a crença de que usar a caneta é complicado e difícil.

Hoje resolvi fazer um post juntando minha paixão pelos cartões e algumas formas diferentes de usar o adaptador de canetas e mostrar como é simples e versátil.
Vamos usar a caneta de duas formas diferentes: para fazer um padrão no papel de fundo e para escrever a mensagem do cartão.

As técnicas mostradas aqui podem ser usadas em projetos de qualquer tema, basta colocar a criatividade para funcionar.

Mãos à obra!

Para criar o padrão de fundo, usei uma caneta comum (Compactor 0.7) azul, sobre papel Color Plus gramatura 180g/m² na cor Toronto.
A tinta da caneta é apenas um pouquinho mais escura do que o papel e os traços vão criar um padrão discreto, mas que vai fazer toda a diferença. Se a opção for um padrão mais marcado, basta escolher uma caneta de cor contrastante com a do papel.
Para criar a base do cartão, escolhi o padrão de borboletas chamado “Butterfly Lace” by American Crafts, disponível na loja online.



Desenhe a base do cartão com a ferramenta de desenho de retângulo com bordas arredondadas.
Use a ferramenta de desenho de traço (pressionando ao mesmo tempo a tecla Shift, para que o traço fique reto) para fazer a linha de dobra.
Depois de desenhar, use a ferramenta de Estilo de Linha para converter uma linha contínua em linha pontilhada e em seguida selecione a base do cartão e a linha e então use a ferramenta Alinhar > Centralizar para posicionar a linha no meio do cartão.
Dica: Lembrem sempre que em qualquer trabalho a linha de dobra nunca deve ir até a margem do papel, para não criar um ponto de fragilidade que pode comprometer a qualidade do acabamento final.
Dimensione o padrão e sobreponha sobre a metade do cartão



Use a ferramenta de borracha para eliminar o excesso do padrão que ficou para fora do cartão. Esse passo é opcional.



Selecione o cartão e a linha de dobra e agrupe para não perder o alinhamento.



Clique em Enviar para a Silhouette e assim terá acesso às configurações do Estilo de Corte.
Dica: Para quem ainda usa a versão 2 do Silhouette Studio, esse passo deve ser feito na ferramenta da tesourinha – Estilo de Corte.
Selecione o contorno do cartão e marque Sem Corte. Na tela as linhas vermelhas fortes, que indicam as linhas de corte ativas, ficarão somente sobre o padrão de borboletas.



Remova a lamina da máquina e posicione no lugar dela o Suporte de Caneta.



Para acertar a altura da caneta, coloquei um palitinho de picolé sob o suporte



Insira a caneta no suporte até que a ponta encoste no palitinho e então aperte os parafusos de ajuste para que a caneta fique bem firme no suporte. REMOVA O PALITINHO.
Selecione no software a opção Caneta de Desenho e mande Iniciar.
Dica: lembrem sempre que a caneta vai passar por onde a lamina passaria, então ela desenha, contorna e escreve, mas não preenche, não colore. Para trabalhos assim é preciso usar a impressora.



Após o corte, NÃO RETIRE A BASE DA MÁQUINA!!!!




Remova o suporte da máquina e coloque a lamina.
Envie para a Silhouette e faça o processo inverso do que foi feito antes: selecione a base do cartão e marque a opção Cortar. Selecione o padrão de borboletas e então selecione Sem Corte.
Selecione no software a opção de material que será cortada. Faça o ajuste manual da lamina.



Após o corte, remova o cartão da base de corte e vamos partir para a etapa de montagem.



Com um estilete, faça um corte de mais ou menos um centímetro sobre a linha de dobra.
O tamanho do corte e a posição dele vão variar de acordo com o seu projeto.



Passe pelo corte uma fita que tenha de comprimento 3 vezes a medida da largura do cartão fechado.
Por exemplo: meu cartão tem 12cm de frente, a fita tem 36cm.



Use Adesivo Universal para Artesanato ou cola em fita para aderir a fita ao cartão no verso e na frente. Deixe as pontas mais ou menos do mesmo tamanho.



Cole as demais partes da frente do cartão para saber onde fazer o laço. Corte as pontas da fita.
Dica: corte a fita na diagonal para não desfiar.



Para fazer o balão com o texto, repita o processo que foi usado para a base do cartão, dividindo em duas etapas, uma de escrita e depois a de corte. O importante é não remover a base da máquina entre as etapas.
A fonte escolhida (AM Fresh) foi uma fonte de traço e não de contorno, para evitar que as letras ficassem “vazadas”.
Na montagem final, senti necessidade de mais branco na parte da base do cartão para que ficasse mais equilibrado com os tons usados no lado esquerdo, então fiz o falso pespontado com a caneta branca, à mão.
Se eu tivesse pensado nisso quando fiz a base do cartão poderia ter incluído mais essa etapa no Silhouette Studio.
Para fazer esse falso pesponto no programa  é só usar a ferramenta Estilo de Linha para transformar a linha contínua em linha pontilhada.
A flor é do conjunto “Flower Group” by Miss Kate Cuttables (também disponível na loja online) e foi cortada em dois tons de verde e dois de amarelo.
Colei o botão no meio da flor com Relevo Transparente Corfix



Todas as camadas foram aplicadas com fita banana.
No círculo onde foi aplicada a flor fiz relevo seco usando a máquina Cuttlebug.
Aí está nosso cartão (que também poderia ser um convite).



Espero que o jardim da vida de vocês seja cada vez mais florido e que as técnicas que ensinei aqui brotem e  frutifiquem em trabalhos lindos!!

Beijo e até o próximo post.

Karin

5 comentários:

  1. Nossaaaa uma graça Karin! Adorei! Obrigada por compartilhar! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou apaixonada pelo teu blog, maravilhoso! Estou muito tentada a comprar a Silhouette (amoooo papéis e arte) só na dúvida se a Cameo ou a Portrait, o que acha? Quero o cupom de desconto manda pra mim? (vanessabmf@gmail.com).
    E essa máquina Cuttlebug, onde encontro? Você também ensina a usar?

    ResponderExcluir