Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Caixas personalizadas! - App Foldify

Olá Silhouetteiras!

Sejam bem vindas à bordo para um voo super divertido.

Descobri ontem um aplicativo para iPad chamado Foldify e me apaixonei por ele!
Nem dormi à noite pensando em testar e postar para vocês, porque as possibilidades são infinitas se combinadas com a Silhouette.

O aplicativo fornece um monte de modelos de caixas e opções de preenchimento, com padrões, olhos, bocas, partes de casas, de carros, flores e muito mais. É possível também usar uma imagem trazida de fora, como uma foto ou arquivo digital.

O Foldify está disponível na Apple Store.

Nesse link você pode assistir um video com a demonstração de como é fácil e divertido criar sua caixa personalizada ou Paper Toy (brinquedo de papel).

Apenas usando o aplicativo, será criado um arquivo em pdf que pode ser impresso, cortado à mão e montado. 
Vou mostrar aqui não só como montar o projeto no Foldify como também a pate do processo de torná-lo possível de ser usado no Silhouette Studio.

Vem comigo!!

O aplicativo é bem instintivo de usar. Na primeira tela escolhemos entre um dos arquivos prontos disponíveis ou podemos criar um novo, clicando no sinal de +



A segunda etapa é escolher entre os muitos modelos de caixa. 


É possível também escolher a opção Coloring Book, que vem apenas com os traços para colorir.

Agora que o template (molde) está na tela, começa a diversão



Comecei escolhendo um padrão de preenchimento. Basta arrastar o padrão para dentro da caixa e usar dois dedos para dimensionar o padrão de definir que área do template ele deve cobrir.




Para decorar a caixa escolhi bocas divertidas entre as muitas opções disponíveis. A decoração também pode ser dimensionada o posicionada com os dedos.



Para começar o processo de enviar o projeto para a Silhouette, cliquei no icone da impressora e escolhi a opção E-mail PDF.




Após receber o e-mail com o arquivo em PDF e salvá-lo no meu computador, abri o arquivo mandei imprimir. 
Na pasta de impressoras, selecionei a opção Bullzip, que é um programinha que converte o PDF em outros formatos de arquivo que a Silhouette consegue identificar, como o JPG e o PNG.
Você pode fazer o download gratuito do Bullzip aqui.




Na janela do Bullzip,selecionei a opção JPEG




No Silhouette Studio cliquei em Abrir




E selecionei a opção All Files na cortina de Tipo de Arquivo. Se não fizer isso, o Sudio mostrará apenas os arquivos no formato Studio e não conseguiremos encontrar o JPEG.



Selecionei o arquivo de imagem e cliquei em OK




Nesse ponto poderíamos fazer o processo de rastreamento, mas nem sempre é fácil conseuir um bom resultado, dependendo do tipo de preenchimento escolhido, então decidi mostrar dessa vez o processo mais artesanal, mas que dá ótimos resultados.

Para facilitar nosso trabalho de desenho das linhas de corte, selecionei a imagem e usei a ferramenta de Preenchimento com Padrão > Opções Avançadas para aumentar a Transparência da imagem.

Desenhei um retângulo sobre a imagem, do mesmo tamanho do template.



Dei dois cliques obre o retângulo, para abrir a edição de pontos.




Criei novos pontos ao longo da linha (para criar novos pontos basta clicar sobre a linha) e posicionei cada um deles de modo a seguir o contorno do template.


Após terminar o contorno, desenhei também as linhas de dobra e usei a ferramenta Estilo de Linha para converter essas linhas contínuas em linhas pontilhadas.




Terminados os desenhos, ficamos assim


Arrastei a imagem para um lado da tela, o contorno para o outro lado e aí consegui selecionar todas as linhas pontilhadas para agrupá-las.

Voltei com a imagem e o contorno para a área de trabalho, posicionei certinho o contorno no template, deixando o conjunto de linhas pontilhadas na área de espera.

Selecionei a imagem,cliquei no botão direito do mouse e então em Trazer para Frente.

É MUITO IMPORTANTE QUE A LINHA DE CORTE FIQUE ATRÁS DA IMAGEM!



Usei a ferramenta Modificar > Recortar para remover toda a parte da imagem que não pertence ao template.




Selecionei a imagem e na ferramenta Estilo de Corte, cliquei em Cortar Borda para ativar a linha de corte.


Voltei com as linhas de dobra para o lugar correto



Selecionei linhas de corte e de dobra a agrupei para poder mover/dimensionar a caixa sem perder o posicionamento correto das linhas de dobra dentro do template.



Agora basta configurar a página, criar as marcas de registro, imprimir e cortar!


Se você tem duvidas sobre esse processo de imprimir e cortar (print&cut), pode ler o tutorial completo aqui.

Espero que tenham gostado da dica!

Nos vemos no próximo voo.

Um beijo, 

Karin


9 comentários:

  1. Muito legal,mas o programa bullzip nao e compativel com o Mac.Vou ver se tem outro programa que seja igual ao bullzip para Mac.bjs e obrigada por essa aula.

    ResponderExcluir
  2. Adorei !!!
    Muito obrigada !!!!!!!!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Karin, qual Bullzip baixar? Pque na hora de baixar tem o Padrão - Profissional - especialista.Qual vc usa? Muito obrigada

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ KARIN TUDO BEM ? É SÓ AIPAD ,, EM COMPUTADOR NÃO..?? OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  5. Quero deixar meus parabéns pelo ótimo, ótimo não, EXCELENTE, post. Nota 10.

    ResponderExcluir