Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Considerações sobre a compra de licença de uso comercial de arquivos

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas à bordo.
Esse post é para tentar esclarecer um dos maiores mitos que circulam sobre a compra das licenças para uso comercial de arquivos, a de que inviabiliza o trabalho com esses arquivos.

Meu marido já diz que "não há argumentos contra fatos claros", então vamos lá.

Vamos deixar as coisas nítidas, fazer uma conta simples, para tentar mostrar de uma vez por todas que a troca de arquivos e o uso de arquivos da loja online com finalidade comercial não é motivada pelo impacto financeiro nas peças prontas e sim pela triste mania do povo brasileiro de sempre querer ser "espertinho".

Se você tem a assinatura Premium da loja online, paga 19,90 dólares por mês e tem direito a 150 dólares por mês de crédito.
Assim sendo, uma licença para uso comercial ILIMITADO, que custa 50 dólares, custará, proporcionalmente, 6,33 dólares.

Se você vai usar esse arquivo para produzir 100 peças para vender, o custo da compra da licença para uso comercial será de 0,06 dolares por peça, mais ou menos 13 centavos de real.

Levando-se em consideração que a produção de itens de festa é quase sempre maior do que 100 unidades por modelo e que aquele mesmo design será usado em mais de uma festa, chegamos à conclusão que o custo da compra da licença para uso comercial é irrisório.

Se não for para usar em festa, pode ficar ainda mais barato: a licença para uso de até 100 reproduções custa 8 dólares, proporcionalmente, 2,66 dólares para quem tem a assinatura. Para produzir 50 peças, o custo da compra em cada peça será de 0,02 dólares por peça, cerca de 0,05 reais (cinco centavos de real).

A troca de arquivos é criminosa, desrespeita o artista que gasta tempo, talento e paciência desenhando e deve ser cada vez mais combatida através de meios judiciais.

Esclarecido isso, faça a escolha que te deixar de consciência tranquila e arque com as consequências.

Um beijo e um queijo e até o próximo voo.

Karin

9 comentários:

  1. Oi, estou começando agora no Scrapbook e já estou apaixonada e gostaria de trabalhar com festas infantis, ouvi falar na Silhouette, mas não sei exatamente o que ela faz e como faz, vc pode me esclarecer? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passeando aqui no blog você vai descobrir tudo que a Silhouette faz!!

      Excluir
  2. Oi Karin, gostaria de saber se há um custo comercial menor que 50 unidades.
    Obrigad!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, a licença para uso comercial com menor valor é a de 8 dólares, que permite a produção de 1 a 100 unidades usando aquele design.

      Excluir
  3. Então quer dizer que além do que pago Premium eu ainda tenho que pagar pelo que baixo e uso nos meus trabalhos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, você paga a assinatura Premium, que te dá 150 dólares mensais de crédito. Com esse valor, você pode comprar licenças para uso pessoal ou comercial, dependendo da finalidade com que você vai usar os designs.

      Excluir
  4. O jeito é nós dominarmos o corel e criarmos os nossos próprios. O duro é provar que foi a gente que fez. Você sabe como funciona isso? Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber como realmente funciona. Trabalho com lembranças personalizadas e faço a arte no corel e o photoshop. É possível usar a Silhouette nestes casos. Fiquei bastante interessada, pois corto muita coisa nos cortadores e outras na mão e grande quantidade demora mais tempo e se torna cansativo. Obrigada pela ajuda. Beijos Flavia

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Karin, tenho uma dúvida enorme você pode me ajudar. Nunca comprei na loja pois não sei como funciona as licenças para uso pessoal e comercial. Me explicaram que a licença comercial é para quem vai vender os arquivos e não a peças prontas, então eu poderia comprar a licença pessoal mas vender as peças sem maiores problemas. É isso mesmo??? Obrigada

    ResponderExcluir