Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

E por falar em papel

Oi pessoal!
Sejam bem vindos à bordo!
Hoje vou reproduzir aqui um texto que escrevi para o blog da Silhouette Brasil, e que trata de um assunto super importante para quem tem uma Silhouette: o papel.
O melhor seria dizer os papéis, no plural, porque a diversidade de tipos de papel é tão grande que quase não dá para considerar papel uma coisa só.
A Silhouette corta papéis até a gramatura de 240g, mas esse universo é extremamente rico e diversificado e dentro dele encontraremos papéis que cortam melhor e outros, nem tanto.
Quanto mais processada for a massa que compõe o papel, mais curtas serão as fibras e mais denso ele será, proporcionando um corte mais preciso e de formas mais delicadas.
Papéis de fibras longas, como os reciclados e o kraft, que tem massa fibrosa, não proporcionarão uma qualidade de corte tão precisa e limpa.
Mesmo entre fabricantes existe diferença. O cardstock (papel para scrapbooking) de uma empresa é diferente da outra.
Para que você alcance o melhor resultado recomendamos que sempre que um material novo for usado, se faça um Corte de Teste. O corte de teste está disponível nas configurações de corte.
Essa dica serve para qualquer novo material, não só para papel. Antes de começar um corte completo em um material novo, sempre vale a pena fazer o corte de teste, para evitar desperdiçar material.
O procedimento para o corte de teste começa com a seleção, na lista de materiais do software, daquele que mais se aproxima do que você vai cortar.
Isto feito, cliue em Corte de Teste. A máquina vai cortar no catinho da página um pequeno triângulo com um quadrado em volta.
Remova a base de corte e avalie a qualidade do corte. Se necessário, faça ajustes na lamina, na velocidade e na espessura e então tente novamente. Repita esse processo até que o corte saia perfeito.
Para que não seja preciso repetir esse processo a cada vez que for cortar esse material, o software nos dá a opção de criar uma nova mídia e salvar todas as configurações.
Para fazer isso, clique no sinal de + que fica na lista de materiais. Um campo Nova Mídia surgirá na lista e você poderá nomear essa nova mídia e também editar as configurações de velocidade, lamina e espessura.
Aproveitem a dica e entrem em contato se precisarem de mais alguma orientação.

4 comentários:

  1. Ótima dica!
    Tenho perdido tanto papel ultimamente, minhas lâminas não estão durando. Não sei o que estou fazendo de errado. : (
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa como eu não seguia seu blog...fofo demais....
    Agora eu tenho uma silhouette e vou estar aqui sempre...já vou adicionar vc na lateral do meu blog para ver sempre as novidades...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. O seu blog é maravilhoso, como estou começando agora estou um pouco, um pouco não, muito perdida, gostaria de saber se corta papel vegetal? Um abrço, obrigada

    ResponderExcluir