Nesse espaço especial quero dividir minha paixão por papel e pela Disney.
Eu, que já viajei tanto na Silhouette, hoje corto papel com tesoura e bisturi, redescobrindo o prazer dos pequenos detalhes.
Papel me inspira desde criança, me faz viajar...
Amo todos, desde aquele baratinho de embrulhar peixe na feira até os mais requintados e caros, cheios de texturas e cores.
Cada post será uma viagem pelas minhas experiências (boas e ruins, porque nem todo dia o céu está azul..) da ideia até a foto final (nem sempre com o resultado planejado) na criação de um projeto.
Quero mostrar compartilhar as novidades, lançamentos, truques e técnicas para que todos viajem comigo explorando as infinitas possibilidades desse mundo mágico.
Todos são muito bem vindos nessa viagem!

terça-feira, 5 de março de 2013

Como criar um escalope na forma que você quiser

Olá Silhouetteiras!
Sejam bem vindas a bordo!
A dica de hoje é sobre como criar uma forma com a borda escalopada.
Todo mundo ama escalopes porque dão um toque delicado e divertido, mas nem sempre conseguimos "aquele" escalope que imaginamos para o projeto.
Problema resolvido!

O primeiro passo é desenhar a forma que quiser. Nesse caso vou usar um círculo, mas poderia ser um  retângulo, um tag, uma flor, enfim, qualquer forma.


O próximo passo é abrir a ferramenta de texto e fazer uma sequencia de pontos. Escolha uma fonte que tenha pontos redondos.
Eu usei a fonte Aharoni.



Use a ferramenta Tamanho do Texto para aumentar o tamanho das bolinhas.


Dê dois cliques do mouse sobre as bolinhas para abrir a "caixa" verde de edição de texto


Clique sobre a cruzinha que fica do lado direito da caixa verde e arraste-a até encostar na forma que você desenhou, para que ela acompanhe a curvatura.


Na ferramenta Espaçamento entre Caracteres, faça com que as bolinhas fiquem bem juntinhas, levemente sobrepostas. Se necessário, adicione ou remova bolinhas e altere o tamanho delas.
Use a ferramenta de zoom para se certificar de que elas estão mesmo sobrepostas







Quando estiver satisfeita, selecione a forma e desagrupe. Objeto > Desagrupar



Selecione a forma interna e use a ferramenta Deslocar para criar uma forma maior. Ajuste a largura do deslocamento para que se sobreponha aos círculos.


Delete a forma original e deixe somente a forma criada pelo deslocamento. Selecione essa forma e todos os círculos e então vá em Modificar > Fundir


Se ficarem "pedacinhos" indesejados após a fusão, selecione a forma, e libere o caminho composto. Objeto > Liberar Caminho Composto


Remova a forma criada, apague os "pedacinhos" e sua forma escalopada está pronta para ser usada!

Espero que vocês tenham gostado da dica e que se divirtam fazendo muitas coisas lindas.
Obrigada pela companhia, espero ver vocês no próximo voo.

Um beijo e um queijo

Karin

10 comentários:

  1. Boa dica!!! Já fiz e deu super certo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!vc é um amor por compartilhar o seu conhecimento!!!Deus te proteja e te abençoe sempre!!!sonia boscolo

    ResponderExcluir
  3. Olá Karin. Obrigada por compartilhar esta dica. Uma pergunta: Esta só funciona no DE?
    Obrigada. Adriana Souza

    ResponderExcluir
  4. Hahaha... se vc imaginasse o sacrifício que foi fazer uma, na minha infinita ignorancia!!! Obrigada por ajudar tanto!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei Karin...deu certo no círculo, só não ficou legal no quadrado, achei que ficou pequeno demais o scalloped, as bolinhas ficam do lado de dentro dele e não fora...fiz algo errado?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Karin! olha só, eu aproveitei muiiiio um post teu sobre como fazer forminhas de doces na Sil. Agora eu queria saber se tu por favor poderia dar uma dica, uma diquinha, nem precisa ser passo a passo, sobre como fazer aquelas forminhas em que um bichinho, personagem, etc, "fundem-se" com a forminha, a forminha é recortada no formato do bichinho... Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi Poliana. O programa é o da Silhouette Cameo, uma maquininha poderosa, que eu conheci há pouco e estou amando. Se você procurar na net "Silhouette Cameo" vai encontrar. Ajuda muito nos nossos projetos artesanais. Espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Obrigada. Amei a dica! Tenho aprendido muito com o blog. Sou uma Silhueteira nova.

    ResponderExcluir